Nove Rainhas é um tesouro que revelou Ricardo Darín
Fábio
O catálogo da Star+, nova plataforma de streaming da Disney possui diversos tesouros escondidos que vão além do catálogo da antiga Fox. Uma dessas preciosidades é o filme argentino Nove Rainhas, que revelou para o público brasileiro o grande ator Ricardo Darín. Além disso, mostra também como o cinema dos nossos hermanos há muito tempo vem ganhando de goleada do nosso.
A grande virtude de Nove Rainhas é mostrar que um grande diretor, um ótimo roteiro e um elenco afiado é capaz de driblar situações adversas e, principalmente, a falta de orçamento. O saudoso Fabián Bielinsky, que escreveu e dirigiu o filme, conduz com maestria essa história estrelada por Darín sobre golpistas, com diversas reviravoltas e um final impactante.
- ‘Caçada Brutal’ promete, mas não entrega
- Cry Macho é o filme mais reflexivo de Clint Eastwood
- ‘Mais que Vencedores’ é cafona, raso e previsível
Sinopse
Marcos (Ricardo Darín) é um picareta, golpista, que vive de pequenas contravenções. Sem escrúpulos, não pensa duas vezes antes de trair a própria família para benefício próprio. Um dia, em uma loja de conveniência, observa Juan (Gastón Pauls), um iniciante na “profissão”, em ação. A inexperiência o faz ser pego, mas, no entanto, ele acaba sendo salvo pela experiência de Marcos. O motivo da ajuda? Ele enxerga no jovem, uma ótima oportunidade para substituir um antigo parceiro desparecido. Afinal de contas, ele só sabe trabalhar em dupla.
As Nove Rainhas
Quando a parceria entre eles se inicia, Marcos recebe uma ligação da irmã e desafeta Valéria (Leticia Brédice) porque um antigo parceiro falsificador passou mal no hotel em que ela trabalha. Em suma, ele daria um golpe em um milionário que está hospedado ali, vendendo cópias falsificadas de uma série de selos caríssima chamada Nove Rainhas. No entanto, o golpista acabou tendo um princípio de infarto e acabou jogando o negócio no colo de Marcos que vê ali uma ótima oportunidade em aplicar o grande golpe de sua vida.
Mas para obter sucesso na empreitada, Marcos terá que enfrentar dois problemas. O primeiro é a sua irmã, que ainda está magoado com o golpe aplicado por ele por uma herança da família, O segundo é o tempo. Afinal de contas, o milionário interessado nas Nove Rainhas vai embora do país em 24 horas.
Golpes e contragolpes
Como diz aquele velho ditado, “o tigre não muda suas listras”. Por isso, Marcos, a todo momento não consegue segurar a vontade e a todo momento tenta passar por cima de alguém. Seja seu novo parceiro, familiares, assim como velhos conhecidos. Não importa. O golpismo está no seu sangue e ele não perde uma oportunidade para se dar bem.
E é justamente nessas sucessivas tentativas de golpes que o roteiro de Bielinsky brilha. Em nenhum momento ele deixa o espectador perdido ou apresenta buracos. Tudo em Nove Rainhas faz sentido, inclusive o seu inusitado desfecho. E por falar em velhos ditados, se “a primeira impressão é a que fica”, essa foi uma ótima oportunidade para que o público brasileiro conhecesse Ricardo Darín.
Por fim, importante lembrar que o filme chegou inclusive a ganhar um remake norte-americano que, obviamente, não chega aos pés da obra original.
Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando através do nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Ficha técnica – Nove Rainhas
Título original: Nueve Reinas
Direção e roteiro: Fabián Bielinsky
Elenco: Ricardo Darín, Gastón Pauls, Leticia Brédice, Tomás Fonzi
Data de estreia: 31/08/2000
Onde assistir: Star+
País: Argentina
Gênero: drama, thriller
Duração: 114 minutos
Ano de produção: 2000
Classificação: 14 anos