Rebecca Hall salva ‘A Casa Sombria’ da decepção total
Kainan Medeiros
A princípio, o gênero terror é um dos que mais sofre no geral, com filmes fracos. Os fãs são muito exigentes e sentem falta de uma variedade de produções de qualidade, fazendo criar a máxima de “é difícil um filme de terror bom hoje em dia”.
Dito isso, fica claro que qualquer produção que chame atenção antes ou após ser lançada vai fazer com que as pessoas criem uma certa ansiedade e ou expectativa. Nesse quesito, o filme A Casa Sombria (The Night House) tem sido bem aguardado pelos fãs do gênero.
Essa breve contextualização é para situar vocês do quão grande esse longa-metragem poderia ser dado os argumentos citados acima. Contudo, ele se auto sabota.
Sinopse do filme A Casa Sombria
O filme A Casa Sombria gira em torno da Beth (Rebecca Hall), que perde o marido que se matou no lago, que é de frente para a residência do casal. Ela tenta lidar com a perda e o luto, quando começa a descobrir coisas do passado do ex-marido e acaba se envolvendo em uma trama misteriosa.
Sendo assim, o longa, logo de cara, envolve o espectador e faz acreditar que as coisas são de uma forma, quando, na realidade, são de outro. Esse é o “X” da questão, pois nada é o que parece.
E isso tão bom até certo momento. Ao passo que a Beth vai descobrindo coisas, ela se desestabiliza emocionalmente. Não sabemos o que é real e o que é fantasia. Pra fins de terror psicológico, é muito efetivo esse recurso.
Ia bem, mas…
Contudo, obviamente nem tudo são flores. O fato de ter elementos misteriosos na trama leva o espectador a esperar algo mais crível em uma futura conclusão. De fato, até o fim do segundo ato, você fica preso à narrativa querendo a resolução dos fatos. Todavia, os desfecho é extremamente desanimador.
Toda a estrutura de tensão construída no bom uso do som e do cenário são jogadas no lixo quando o plot é totalmente contraditório com a história proposta nos atos anteriores. Isso sem contar que esse final falho provavelmente vai ofuscar a ótima atuação da Rebeca Hall.
Dessa forma, todo o clima de terror psicológico envolvente do filme A Casa Sombria acaba por ser substituído pelo suspense no fim, que não convence ninguém. E é decepcionante, já que havia uma possibilidade enorme para desenvolver melhor a história em sua conclusão, assim como todas as pontas soltas deixadas pelo caminho.
Por fim, apesar do diretor ser muito claro e dizer que a intenção dele é fazer algo metafórico e ambíguo, com certeza o rumo que o longa levou, vai dividir a opinião dos fãs. E não é pra menos. Ainda assim, apesar da derrapada no fim, vale a pena ver o filme A Casa Sombria pela incrível atuação de Rebecca Hall.
Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Trailer do filme A Casa Sombria
A Casa Sombria: elenco do filme
Rebecca Hall
Sarah Goldberg
Stacy Martin
Vondie Curtis-Hall
Evan Jonigkeit
David Abeles
Ficha Técnica
Título original: The Night House
Direção: David Bruckner
Roteiro: Ben Collins, Luke Piotrowski
Distribuição: Disney
Data de estreia: qui, 23/09/21
País: Estados Unidos
Gênero: terror
Duração: 108 minutos
Classificação: a definir