‘Recontraloca’ é mais um desperdício de tempo
Wilson Spiler
O filme Recontraloca (ou Super Louca, como traduz porcamente a dublagem do Amazon Prime Video) conta a história de Adriana (Gianella Neyra), uma mulher de 38 anos que sofre constantes maus-tratos e/ou indiferenças de todos à sua volta. Desde seu chefe (Nicolás Galindo) até seu marido (Paul Vega). Até o enteado (Santiago Suarez), a jovem concorrente no trabalho (Ale Fuller) e seus vizinhos (Franco Cabrera e Guillermo Castañeda) atormentam a coitada.
Então, com tanto sofrimento acumulado, uma hora Adriana explode e desconta a raiva nas pessoas ao seu redor. Inclusive na sua melhor amiga (Rossana Fernández Maldonado), numa senhora que sempre cruza seu caminho (Rebeca Escribns) e em sua própria irmã (Patricia Portocarrero). A pobre moça não encontra calma nem nas sessões com o psiquiatra (Gonzalo Torres).
Com uma premissa que poderia aproveitar bem esse clima de angústia, depressão e crise de ansiedade que tanto assola a sociedade em tempos de coronavírus, Recontraloca não passa de um filme bobo. Tudo bem, é possível alegar que ele foi gravado antes da pandemia, portanto não se sabia o que viria pela frente. Mas essas enfermidades são graves e devem ser tratadas com mais seriedade e profundidade. Algo que não acontece aqui. Afinal, ao sentir a dor no peito causada pelo estresse e não perceber eficiência na terapia, resolve se tratar com um velho curandeiro (Carlos Carlín), que prometia a cura para todos os seus males.
-
As vozes nem sempre são necessárias em ‘No Ritmo do Coração’
-
‘Confissões de uma Garota Excluída’: adaptação mantém a essência do livro de Thalita Rebouças
Dia de fúria peruano?!
Sem tratar as causas como deveria, Adriana explode, vivendo intensos dias de fúria, numa espécie de Michael Douglas no clássico de 1993, obviamente sem tanta violência, já que estamos tratando de uma comédia. Aliás, por falar no gênero em si, o Brasil parece estar fazendo do produto uma exportação. Isso porque o filme Recontraloca tem a mesma linha narrativa da maioria das produções humorísticas daqui. Um passeio que vai de Roberto Santucci a Daniel Filho, nos seus piores e melhores momentos. Aliás, a própria protagonista é uma mistura de Gloria Pires com Thati Lopes.
Enfim, o que poderia ser uma comédia com um pano de fundo interessante para tratar dessa crise do século 21, acaba se tornando raso e completamente previsível. Felizmente, sabemos que o cinema peruano (assim como o brasileiro) não se resume a Recontraloca. Mas como tem gosto pra tudo, é possível que agrade a um público fiel a esse tipo de obra. Afinal, Leandro Hassum e Ingrid Guimarães estão aí para não me deixar mentir.
Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Trailer do filme Recontraloca, do Amazon Prime Video
Recontraloca: elenco do filme (Amazon Prime Video)
Gianella Neyra
Paul Veja
Rossana Fernández
Franco Cabrera
Carlos Carlin
Guillermo Castañeda
Giovanni Ciccia
Ficha Técnica
Título original do filme: Recontraloca
Direção: Giovanni Ciccia
Roteiro: Diego Ayala
Onde assistir ao filme ‘Recontraloca’: Amazon Prime Video
País: Peru
Gênero: comédia
Duração: 103 minutos
Ano de produção: 2019
Classificação: 12 anos