‘Ainbo – A Guerreira da Amazônia’ é uma lição ambiental para crianças
Wilson Spiler
Dirigido por José Zelada, estreante na direção, e Richard Claus, um veterano diretor e produtor de cinema, o filme Ainbo – A Guerreira da Amazônia é um misto do que os dois podem oferecer. Ares de renovação e inserção de clichês.
A animação, coproduzida entre Peru, Holanda e Estados Unidos, não relata exatamente em qual parte da floresta amazônica se passa o filme. Portanto não há menção ao Brasil. A julgar pelos países envolvidos, estima-se que a referência seja aos nossos vizinhos sul-americanos.
Sinopse de Ainbo – A Guerreira da Amazônia
Ainbo – A Guerreira da Amazônia (Ainbo – Spirit of the Amazon), a animação distribuída pela Paris Filmes, conta a história de uma jovem guerreira de 13 anos que nasceu e cresceu nas profundezas selva da Amazônia na aldeia de Candamo. Um dia ela descobre que sua terra natal está sendo ameaçada e percebe que há outros humanos além de seu povo no mundo. Então, usando a ajuda de seus “guias espirituais”, o tatu Dillo e a anta Vaca, ela embarca em uma jornada para buscar a ajuda do mais poderoso Espírito Materno da Amazônia, a tartaruga gigante Motelo Mama.
Enquanto luta para salvar seu paraíso contra a ganância e exploração ilegal da mineração de ouro, ela também briga para reverter a destruição e o mal iminente do Yacaruna, o demônio mais sombrio que vive na Amazônia. Guiada pelo espírito de sua mãe, Ainbo está determinada a salvar sua terra e seu povo antes que seja tarde demais.
Pontos negativos
Ainbo – A Guerreira da Amazônia peca pela sua qualidade técnica. Se lançado há cerca de 10 anos, seria reverenciado, mas a animação utilizada no filme é completamente obsoleta quando comparamos aos lançamentos da Disney/Pixar. De toda forma, é louvável que mais trabalhos como esse se espalhem pelo mundo, oferecendo espaço a todos os tamanhos de orçamento.
Outro ponto que pesa como negativo para o longa-metragem é a inspiração escancarada ao clássico O Rei Leão. É mais ou menos como o meme “pode copiar, só não faz igual”. Obviamente, a história não é exatamente a mesma, mas a construção do roteiro bebe muito da animação de 1994. Desde os guias espirituais – claramente inspirados em Timão e Pumba – até a própria protagonista Ainbo, que funciona como uma espécie de Simba.
Pontos positivos
Mas Ainbo – A Guerreira da Amazônia não é um filme ruim. Com uma lição ambiental como pano de fundo, funciona como um dever de casa para as crianças e, certamente, vai diverti-las. Embora não seja uma obra-prima, vale sempre celebrar produções que tragam temas tão relevantes à tona e mostrem a importância da região para o mundo. Ainda mais em tempos de tanto negacionismo e discussões sobre marco temporal indígena.
Como opção de entretenimento para a semana do Dia das Crianças, o filme Ainbo – A Guerreira da Amazônia estreia no dia 30 de setembro exclusivamente nos cinemas.
Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Trailer
Ainbo – A Guerreira da Amazônia: elenco do filme
Lola Raie
Rene Mujica
Naomi Serrano
Alejandra Gollas
Bernardo De Paula
Joe Hernandez
Thom Hoffman
Dino Andrade
Yeni Álvarez
Susana Ballesteros
Gerardo Prat
Rico Sola
Filme Ainbo – A Guerreira da Amazônia: Ficha Técnica
Título original do filme: Ainbo – Spirit of the Amazon
Direção: José Zelada, Richard Claus
Roteiro: Richard Claus, Brian Cleveland, Jason Cleveland, Larry Wilson
Onde assistir ao filme ‘Saída À Francesa’: nos cinemas
País: Peru, Holanda, Estados Unidos
Gênero: animação
Duração: 84 minutos
Ano de produção: 2021
Classificação: livre