Difícil de Engolir crítica do filme da Netflix

‘Difícil de Engolir’ faz jus ao próprio título

Wilson Spiler

Produções africanas, infelizmente, ainda são raridade por aqui. Mas os streamings, pouco a pouco, vem mudando isso e trazendo algumas obras do continente para os brasileiros conhecerem. O último deles, que chegou à Netflix nesta sexta-feira (01/10), é Difícil de Engolir (Swallow), filme nigeriano dirigido por Kunle Afolayan, que podia passar despercebido.

Obviamente, assim como ocorre no cinema tupiniquim, o orçamento disponível não é dos maiores. Isso, de fato, é visível em Difícil de Engolir. Mas trabalhar com pouco dinheiro requer criatividade. O que também falta nessa estreia da Netflix.

O longa traz até alguns temas importantes, como assédio sexual no trabalho e transporte de drogas internacional por imigrantes. Então, seria, no mínimo, uma obra para utilidade pública e levantar discussões importantes. Não fosse a direção precária e um roteiro praticamente inexistente.

Temas importantes tratados de forma jocosa

Baseado no livro homônimo, Difícil de Engolir tem os anos de 1980 como pano de fundo, quando a Nigéria passou por duras medidas de austeridade e enfrentou a infame “Guerra Contra a Indisciplina”. No filme, Eniola ‘Niyola’ Akinbo é uma secretária ingênua que, após enfrentar uma série de problemas com o chefe no emprego, considera a oferta de sua colega de quarto para trabalhar como “mula” de traficantes de drogas. Daí o título, já que a jovem era obrigada a engolir a droga para transportá-la.

Portanto, pela premissa, tudo levava a uma obra imponente e relevante. Entretanto, o diretor optou por tonar temas tão densos em quase uma comédia. A trilha sonora, então, só deixa tudo ainda mais cafona, tirando qualquer chance de peso dramático. E, por fim, o roteiro, com tantas tramas paralelas e até uma tentativa de romance onde não cabia, se perde antes de chegar no meio do caminho. Disto isto, tal qual seu nome, a produção nigeriana é um filme Difícil de Engolir.

Onde assistir ao filme Difícil de Engolir?

A saber, o suspense Difícil de Engolir (Swallow) está disponível para assistir de forma exclusiva para assinantes da Netflix a partir desta sexta-feira, 1º de outubro de 2021.

Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Trailer do filme Difícil de Engolir, da Netflix

Difícil de Engolir: elenco do filme (Netflix)

Eniola ‘Niyola’ Akinbo
Ijeoma Grace Agu
Deyemi Okanlawon

Ficha Técnica (Difícil de Engolir – Netflix)

Título original do filme: Swallow
Direção: Kunle Afolayan
Roteiro: Sefi Atta, baseado no livro homônimo da autora
Data de estreia: sex, 01/10/21
País: Nigéria
Gênero: drama
Duração: 128 minutos
Ano de produção: 2021
Classificação: 16 anos

Wilson Spiler

Will, para os íntimos, é jornalista, fotógrafo (ou ao menos pensa que é) e brinca na seara do marketing. Diz que toca guitarra, mas sabe mesmo é levar um Legião Urbana no violão. Gosta de filmes “cult”, mas não dispensa um bom blockbuster de super-heróis. Finge que não é nerd.. só finge… Resumindo: um charlatão.
NAN