Doidos de Pedra, o Paraíso Ameaçado de Luiz Eduardo Ozorio filme documentário

Documentário faz chamado urgente sobre devastação ambiental de Pedra de Guaratiba

Wilson Spiler

Um dos bairros mais antigos do Brasil, fundado em 1597 na Zona Oeste do Rio, a Pedra de Guaratiba é tema do  documentário Doidos de Pedra, o Paraíso Ameaçado. Dirigido por Luiz Eduardo Ozorio, o filme foi escolhido para diversos festivais pelo Brasil e pelo mundo; entre eles Festival do Rio, Los Angeles Film Festival e Festival del Cinema Ibero-Latino  Americano.

Além disso, venceu o prêmio de “Melhor Desenho de Som”, no Festival de Cinema de  Caruaru; Melhor Documentário, no Santos Film Fest; e levou dois dos melhores prêmios no 25th Inffinito Brazilian Film Festival: Júri (Lente de Cristal) e Voto do Público como Melhor  Documentário.

Devastação de Pedra de Guaratiba

Além de se surpreender com curiosidades sobre a comunidade que habitou a região, o público vai descobrir como  a devastação tem avançado em toda a região. Isso porque o local era um paraíso ecológico. Ademais, teve sua orla completamente tomada pela poluição. Afinal, a Baía de Sepetiba recebe, há quatro décadas, toneladas de esgoto sanitário e dejetos de empresas de quase 20 bairros da Zona Oeste do Rio.

O filme busca, então, criar um paralelo entre a degradação ambiental de uma natureza exuberante e o aspecto bucólico  do bairro. Enquanto isso, apresenta moradores e admiradores ilustres e anônimos. Nos anos 1960, a colônia de  pescadores virou refúgio de artistas. Pintores, escultores, poetas, escritores, músicos, pescadores, ambientalistas e representantes governamentais que passaram ou ainda vivem por lá contam suas histórias.

Depoimentos

Destacam-se os depoimentos do ambientalista Mário Moscatelli; do paisagista Roberto Burle Marx; do maestro  Roberto de Regina; assim como de Marco Imperial (filho de Carlos Imperial); Heitor dos Prazeres Filho (filho de Heitor dos  Prazeres); do pescador João de Corina; e do maestro Venâncio. Assim, eles revelam joias  naturais e humanas sobre a Restinga de Marambaia, a Baia de Sepetiba, o manguezal, a lama medicinal, a fauna  e a tradicional gastronomia local.

O bairro tem sua origem nas sesmarias doadas pelo rei de Portugal, Cardeal Rei Dom Henrique, a Manoel Veloso  Espinha, como pagamento à fidelidade à Coroa, por lutar com Estácio de Sá na expulsão dos franceses e índios  Tamoios do Rio de Janeiro.

A saber, o documentário Doidos de Pedra é uma obra com participação voluntária da equipe, produzida independentemente e com recursos  próprios dos produtores. A produção é da OZ Films, FM Produções e Copacabana.

Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Assista ao trailer do documentário Doidos de Pedra

Wilson Spiler

Will, para os íntimos, é jornalista, fotógrafo (ou ao menos pensa que é) e brinca na seara do marketing. Diz que toca guitarra, mas sabe mesmo é levar um Legião Urbana no violão. Gosta de filmes “cult”, mas não dispensa um bom blockbuster de super-heróis. Finge que não é nerd.. só finge… Resumindo: um charlatão.
NAN