Convidado de Honra Guest Honor crítica do filme

‘Convidado de Honra’, a justiça da injustiça

Wilson Spiler

Dirigido e escrito por Atom Egoyan (À Procura, de 2014) e estrelado pela dupla David Thewlis e Laysla De Oliveira, uma atriz canadense de ascendência brasileira, o filme Convidado de Honra (Guest of Honour), de 2019, chega em breve ao Brasil através das mais diversas plataformas digitais.

No fim, Jim (David) e sua filha Veronica (Laysla), uma jovem professora de música, precisam resolver suas complicadas relações e segredos entrelaçados. Ao ser presa por uma fraude instigada por um violento motorista de ônibus, Verônica decide permanecer na prisão por uma agressão sexual pela qual ela sabe que foi injustamente indiciada. Por isso, ela e seu pai estão agindo fora dos limites do bom comportamento enquanto o passado os assombra.

Convidado de Honra é uma investigação emocional do vínculo entre um pai e uma filha. Onde sua história foi abalada por eventos que nenhum dos dois compreende totalmente. Assim, ambos tentam entender a natureza de sua conexão um com o outro.

Escolhas acertadas

O título, em si, remete à cena do restaurante, mas pode ser interpretado como uma associação às visitas do pai à filha na prisão. A montagem, com alternância entre as linhas temporais, mostrando o passado e o presente, assim como as diferentes visões e percepções de cada personagem, o filme Convidado de Honra consegue o que busca: gerar curiosidade no espectador sobre o desfecho da trama. Por isso, o longa-metragem, ainda que tenha uma narrativa lenta, agrada a quem gosta de um bom drama recheado de mistério.

Além disso, tornar dúbio o caráter dos protagonistas em muitos momentos foi uma decisão acertada do diretor e roteirista. Dessa forma, o espectador se aproxima dos personagens e entende seus dramas. Ademais, mantém quem assiste de olhos abertos para qualquer detalhe sobre a motivação da prisão e, principalmente, de Veronica em se manter reclusa na cadeia.

Apesar da presença praticamente desnecessária do padre interpretado por Luke Wilson, que serve apenas como uma espécie auxiliar de espectador no filme e traz basicamente uma informação importante no final, Convidado de Honra traz uma diferente interpretação para o senso de justiça. Dessa forma, acaba sendo uma opção interessante dentre as diversas produções questionáveis lançadas nos streamings semanalmente.

Onde assistir ao filme Convidado de Honra?

O filme Convidado de Honra estará disponível exclusivamente no Claro Now, Amazon Prime Video,  iTunes /Apple Tv, Google Play e Vivo Play a partir do dia 15 de outubro.

Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Trailer do filme Convidado de Honra

Convidado de Honra: elenco do filme

David Thewlis
Laysla de Oliveira
Luke Wilson
Rossif Sutherland

Ficha Técnica

Título original do filme: Guest of Honour
Direção: Atom Egoyan
Roteiro: Atom Egoyan
Gênero: Drama
País: Canadá
Ano de produção: 2019
Duração: 105 minutos
Classificação: a definir

Wilson Spiler

Will, para os íntimos, é jornalista, fotógrafo (ou ao menos pensa que é) e brinca na seara do marketing. Diz que toca guitarra, mas sabe mesmo é levar um Legião Urbana no violão. Gosta de filmes “cult”, mas não dispensa um bom blockbuster de super-heróis. Finge que não é nerd.. só finge… Resumindo: um charlatão.
NAN