Ron Bugado crítica do filme animação disney

‘Ron Bugado’ é uma das melhores animações do ano

Kainan Medeiros

Hoje em dia vivemos a era digital, totalmente cercada de redes sociais e isso influencia obviamente a nossa sociedade como um todo. Sendo assim, com as crianças não seria diferente. Afinal, é rotineiro alguém adulto soltar um comentário do tipo: “na minha época as coisas não eram assim”, o que, de certa forma, não está errado.

De fato, atualmente essa Geração Z tem ao seu dispor os recursos tecnológicos para o auxílio até na escola, coisa impensável um ou duas décadas atrás. Portanto, já desde cedo o contato social vem sendo digitalizado.

Crítica social forte

Com o cunho de uma crítica social forte, estreia esta semana nos cinemas, o filme Ron Bugado (Ron’s Gone Wrong), a nova animação da Disney, que aborda esse cenário tecnológico e sua influência na infância, escolarização e interação social.

Contudo, como uma animação poderia tratar temas sérios complexos como esse? Bom, essa resposta se dá na trama que gira em torno do garoto Barney. O jovem tem dificuldade para fazer amizades e todos os seus colegas de escola tem um robô automatizado chamado B-BOT.

Ao passo que as crianças adquirem o robô, ele adquire para si as características pessoais do dono, para se personalizar e criar novas amizades com quem também tem o brinquedo. Ou seja, o equipamento também tem a própria rede social.

Funções diferentes

O sonho do Barney era ter um B-BOT, mas sua família achava que ele não precisava, até ver o sofrimento do garoto por não tê-lo. Diante disso, seu pai e sua avó compram um que vem com defeito após uma queda. E aí começa a aventura do filme Ron Bugado.

Pelo fato de ter se acidentado, o B-BOT não exerce as funções que deveria e isso frustra o garoto ao ponto de não querer o brinquedo. Contudo, à medida que ele vai interagindo com seu amigo virtual, boas risadas se sucedem e ele finalmente tem um amigo com quem partilhar histórias.

Segundo núcleo

Em meio a isso, temos em outro núcleo. A empresa é chefiada por um sócio cruel que odeia crianças e por outro que as ama. À distância, eles tomam conhecimento de um de seus produtos está com falha e discutem entre si o que fazer.

Barney denomina seu B-BOT de Ron, que, por sua vez, na ânsia de tentar ser o melhor amigo possível para o garoto, acaba metendo os dois em algumas confusões. Então, para não manchar o nome que a empresa tem a zelar, ela tenta destruí-lo.

Mas o segundo núcleo é realmente bem interessante, pois os melhores momentos do filme Ron Bugado estão lá. As crianças começam a aprender a ressignificação do que é amizade, afinal, o Barney é o único dentre eles que é feliz “off-line”; isso sem contar as lições de moral inclusas no roteiro.

Final absurdo, mas cheio de boas intenções

Por fim, o longa caminha para um final um tanto absurdo até pra uma animação, mas com uma boa intenção. Isso porque, a todo momento, o conceito de amizade é trabalhado e as crianças conseguem evoluir nessa questão. Além disso, há espaço também para falar de autismo, já que o protagonista representa um. Ainda assim, faltou trabalhar melhor os adultos no filme, principalmente a família do Barney que poderiam ser melhor explorados. 

Em resumo, o filme Ron Bugado esteve próximo da perfeição. Creio apenas que se perdeu na tentativa de ser maior do que deveria. Entretanto, é uma ótima animação com uma temática muito relevante. Uma das melhores de 2021, certamente.

Onde assistir ao filme Ron Bugado?

A saber, o filme Ron Bugado, nova animação da Disney está disponível para assistir de forma exclusiva nos cinemas a partir desta quinta-feira, dia 21 de outubro de 2021.

Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Trailer do filme Ron Bugado

Ron Bugado: elenco do filme

Jack Dylan Grazer
Zach Galifianakis
Ed Helms
Olivia Colman

Ficha Técnica

Título original do filme: Ron’s Gone Wrong
Direção:
Sarah Smith, Alessandro Carloni e Jean-Philippe Vine
Roteiro: Peter Baynham e Sarah Smith
Data de estreia: qui, 21/10/2021
País: Reino Unido
Duração: 116 minutos
Gênero: animação
Ano de produção: 2021
Classificação: livre

Kainan Medeiros

NAN