Crianças do Sol crítica do filme iraniano

‘Crianças do Sol’, um retrato da nossa tragédia humanitária

Wilson Spiler

Dirigido por Majid Majidi, primeiro cineasta iraniano a ser indicado ao Oscar, em 1999, por Filhos do Paraíso, que também roteirizou o filme ao lado de Nima Javidi, Crianças do Sol (Sun Children) chega às principais plataformas digitais a partir desta sexta-feira, 22 de outubro. A saber, a produção foi escolhida pelo Irã para disputar uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional do Oscar em 2021.

Protagonizado por crianças locais em situação de rua, o drama conta a história do jovem Ali (Roohollah Zamani) e seus amigos. Para sobreviver e sustentar as suas famílias, eles vivem entre bicos e pequenos furtos. Então, ao descobrirem a existência de um tesouro, escondido dentro de um túnel, eles decidem fazer de tudo para conseguirem o que querem, inclusive se matricular em uma escola.

Realidade lá e daqui

A situação enfrentada pelos meninos de Crianças do Sol é a realidade de pelo menos 152 milhões de crianças da região, que trabalham para sustentar suas famílias, de acordo com o diretor do filme. A título de curiosidade, o elenco juvenil principal é composto, de verdade, por garotos em situação de rua.

Premiado no Festival de Veneza de 2020 nas categorias Lanterna Magica Award (para o diretor Majid Majidi) e Melhor Jovem Ator (Roohollah Zamani), o filme Crianças do Sol busca mostrar as habilidades e humanidade dessas crianças paupérrimas. Muitas das quais extremamente talentosas, que precisam apenas de oportunidades. Aliás, uma realidade bem parecida com a de milhões de outros jovens aqui no Brasil.

Tragédia humanitária

Assim, através da força de vontade e da perseverança dos garotos, o drama iraniano não só emociona como chama a atenção para um desastre que acontece bem debaixo dos nosso olhos e que muitas vezes não nos damos conta. Talvez por ser algo tão comum que já naturalizamos essa tragédia. As crianças somos nós, os meros mortais de ontem, que vivem só para o trabalho e lutam pelo sustento de cada dia.

Crianças do Sol tem alma e coração, mas traz consigo também a vergonha e a reflexão, expondo a humanidade da forma como ela é: desigual. Onde o destino é cruel para muitos e benéfico para poucos, bem poucos. O mundo precisa de mudanças e é pra ontem.

Onde assistir ao filme Crianças do Sol?

O drama iraniano Crianças do Sol estará disponível para compra e aluguel nas plataformas digitais Claro Now, bem como Amazon, Vivo Play, iTunes/Apple TV, Google Play e YouTube Filmes.

Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Trailer do filme Crianças do Sol

Crianças do Sol: elenco do filme

Ali Nassirian
Javad Ezati
Tannaz Tabatabaei
Roohollah Zamani

Ficha Técnica

Título original do filme: Sun Children
Direção:
Majid Majidi
Roteiro: Majid Majidi e Nima Javidi
Data de estreia: sex, 22/10/2021
País: Irã
Duração: 98 minutos
Gênero: drama
Ano de produção: 2021
Classificação: a definir

Wilson Spiler

Will, para os íntimos, é jornalista, fotógrafo (ou ao menos pensa que é) e brinca na seara do marketing. Diz que toca guitarra, mas sabe mesmo é levar um Legião Urbana no violão. Gosta de filmes “cult”, mas não dispensa um bom blockbuster de super-heróis. Finge que não é nerd.. só finge… Resumindo: um charlatão.
NAN