‘Capitães de Zaatari’, um olhar sensível sobre os refugiados da Síria
Fábio
O esporte é, muitas vezes, a tábua de salvação para jovens que vivem em situação de vulnerabilidade social. E não apenas em países como o Brasil onde esses garotos sonham em ascender socialmente por meio do futebol. Em países como os Estados Unidos, muitos adolescentes encontram na NFL (National Football League) e NBA (National Basketball Association) a oportunidade que jamais encontrariam em outro lugar.
Em ‘Capitães de Zaatari, documentário que está em cartaz na 45.ª edição da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, a situação vai um pouco além, pois os protagonistas são refugiados da Guerra Civil Síria. Se para jovens de países como Brasil e Estados Unidos, o esporte é uma porta de entrada para uma vida melhor; imagine para dois adolescentes, que perderam absolutamente tudo, vivem em um campo de refugiados em outro país e praticamente não têm outra oportunidade na vida?
- ‘Café Morrison’: quando o drama se sobrepõe
- ‘El Amarre’: quando o feitiço se vira contra o feiticeiro
- ‘O Grande Truque’ é, injustamente, um “Nolan menor”
Sinopse
Capitães de Zaatari conta, em suma, a história dos jovens Mahmoud Dagher e Fawzi Qatleeshm, que vivem no campo de refugiados Zaatari, na Jordânia. Sabendo que as chances de um futuro digno em qualquer outro segmento que não seja o futebol é nula, eles concentram todas as suas energias para se destacarem no esporte.
O olhar sensível do diretor egípcio Ali El Arabi mostra o duro cotidiano dos jovens. Além disso, a preparação de ambos para o torneio internacional do Qatar, onde eles acreditam ser a grande oportunidade de suas vidas.
Arabi consegue mostrar a beleza do esporte, bem como os bons momentos na vida miserável dos protagonistas. Para isso, utiliza uma fotografia belíssima encontrando lindas imagens de Zaatari, no meio de tanta dor e tristeza.
Sonhos
No entanto, como nem todos os desejos desses jovens se realizam, a mensagem tanto do diretor quanto dos protagonistas é uma só. Em uma belíssima cena da coletiva de imprensa que Mahmoud e Fawzi deram após o torneio internacional do Qatar eles lembram que foi tirado tudo deles, menos uma coisa: a capacidade de sonhar.
Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando através do nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Ficha técnica – Capitães de Zaatari
Título original: Captains Of Zaatari
Direção: Ali El Arabi
Elenco: Mahmoud Dagher, Fawzi Qatleesh
Onde assistir: Mostra Play
País: Egito
Gênero: documentário
Duração: 73 minutos
Ano de produção: 2021
Classificação: a definir