De Volta À Itália Liam Neeson crítica do filme

‘De Volta À Itália’: drama com Liam Neeson é previsível e reforça estereótipos

Wilson Spiler

Depois se tornar astro de filmes de ação nos últimos anos, o irlandês Liam Neeson retorna ao drama, com toques de comédia, em De Volta À Itália (Made in Italy), filme escrito e dirigido pelo ator James D’Arcy (Vingadores: Ultimato), que faz sua estreia como cineasta de um longa-metragem.

A trama aborda a relação entre pai e filho que tentam se reconectar quase 20 anos após a morte da esposa e mãe. Na obra, Jack (Micheál Richardson) é responsável pelo ateliê de arte pertencente aos pais da mulher de quem está se divorciando. O local, a segunda casa do personagem, é colocado à venda, o que faz com que ele entre em desespero para tentar comprá-lo.

Assim, o jovem lembra que tem com o pai Robert (Liam Neeson), artista boêmio londrino, uma casa na Toscana, valorizada região na Itália, herdada pela mãe. O local, no entanto, está vazio há praticamente duas décadas. Mesmo distante durante anos de seu progenitor, ele decide entrar em contato e tentar vender o imóvel. Entretanto, a residência está aos cacos e necessita de uma obra urgente para se tornar aprazível aos olhos de quem compra. Então, juntos, decidem colocar mãos à obra numa renovação tanto da residência quanto da relação entre os dois.

Até emociona, mas…

De Volta à Itália é um daqueles filmes que sabemos tudo o que vai acontecer. Previsível do início ao fim, o roteiro é todo amarrado para contar a jornada da aproximação entre pai e filho. Apesar disso, não se trata de um obra completamente dispensável, mesmo com ares de uma Sessão da Tarde clássica.

Depois de tanto tempo atuando em produções em que tem filhos e esposas sequestrados ou mortos, Liam Neeson convence na parte dramática, embora seja pífio como comediante. Não vou dizer que não pensei que uma hora ele ia sacar a arma em defesa de sua propriedade, mas, felizmente, isso não aconteceu. Mas o elenco, como um todo, tem uma atuação correta, sem grandes nuances entre cada integrante.

Brincadeiras à parte, De Volta à Itália não traz nenhuma novidade, mas o drama do reencontro entre pai e filho (que têm o mesmo laço genético na vida real) até consegue comover, principalmente, no desfecho do filme (embora também seja previsível). Contudo, personagens caricatos, como a corretora Kate, interpretada pela experiente Lindsay Duncan, por exemplo; assim como estereótipos reforçados sobre italianos, deixam uma sensação ruim quanto à obra. Ainda que conte com uma fotografia de tirar o fôlego. Uma pintura que faria qualquer candidato a Michelangelo repensar sua carreira.

Onde assistir ao filme De Volta À Itália?

A saber, o filme De Volta À Itália, comédia dramática estrelada por Liam Neeson está para assistir a partir desta quinta-feira (28) exclusivamente nos cinemas.

Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Trailer do filme De Volta À Itália

De Volta À Itália: elenco do filme

Liam Neeson
Micheál Richardson
Valeria Bilello
Lindsay Duncan

Ficha Técnica

Título original do filme: Made in Italy
Direção:
James D’Arcy
Roteiro: James D’Arcy
País: Inglaterra, Itália
Duração: 97 minutos
Gênero: comédia, drama
Ano de produção: 2021
Classificação indicativa: 12 anos

Wilson Spiler

Will, para os íntimos, é jornalista, fotógrafo (ou ao menos pensa que é) e brinca na seara do marketing. Diz que toca guitarra, mas sabe mesmo é levar um Legião Urbana no violão. Gosta de filmes “cult”, mas não dispensa um bom blockbuster de super-heróis. Finge que não é nerd.. só finge… Resumindo: um charlatão.
NAN