Na Prisão Evin crítica do filme 45ª Mostra de São Paulo SP 2021

‘Na Prisão Evin’, o drama sentido na pele de uma mulher transgênero no Irã

Wilson Spiler

Amen (Mehri Kazemi) é uma mulher transgênero. Após se mudar de uma pequena cidade para Teerã, ela está otimista com os planos de fazer uma cirurgia de redesignação de gênero. É assim que conhece Naser (Mahdi Pakdel), um homem rico que promete pagar pelo procedimento. Mas, para isso, ele impõe uma condição, que acaba sendo pior do que a jovem suspeita e que a coloca em meio às intrigas da elite do país.

Com uma premissa interessante, o filme Na Prisão Evin (At the end of Evin), drama iraniano que está em cartaz na Mostra de São Paulo 2021, promete chamar a atenção do público, tanto por causa do tema quanto pelo modo como a obra é rodada.

Os olhos de Amen

A estranheza com o longa-metragem dirigido por Mehdi Torab-Beig e Mohammed Torab-Beig já dá as caras logo no início. Isso porque a personagem principal transgênero, que pretende passar pela operação, não aparece. Pelo contrário. Ela funciona como os olhos do espectador diante de uma visão preconceituosa e deturpada a respeito de um ser humano que só quer ser quem se sente bem.

Rodado ainda num país extremamente preconceituoso, de religião maciçamente islâmica; assim como de leis duras contra a comunidade LGBTQIA+, com direito a prisões e detenções arbitrárias, invasão de privacidade, maus-tratos, tortura e execução de detidos, além da falta de devido processo e de garantia de um julgamento justo; Na Prisão Evin nos coloca na pele de uma pessoa transgênero, mostrando, de forma dura e didática, como se sente quem passa por uma situação dessas em condições totalmente adversas.

Más intenções

No Irã, a identidade transgênero é reconhecida por meio de uma cirurgia de redesignação sexual, parcialmente financiada pelo Estado. Alguns indivíduos homossexuais no país sentem-se pressionados a passar por uma operação do tipo para evitar perseguições legais e sociais. Mesmo assim, ainda são constrangidos com situações e questões levantadas para que possam, quem sabe, desistir no meio do caminho. E é dessa forma sentimos o drama da protagonista Amen.

Os coadjuvantes, que, inicialmente, pareciam querer ajudar, na verdade, têm seus próprios interesses na causa. De fato, alguns deles manifestam uma certa solidariedade com Amen. Mas sempre há momentos pontuais em que acabam expondo seus lados preconceituosos. Ainda que, muitas vezes, isso pareça sem querer. É a tal da cultura iraniana enraizada construída desde que se deram por gente. Afinal, transgêneros não precisam ser dignos de pena, mas de respeito.

Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Trailer do filme Na Prisão Evin

Na Prisão Evin: elenco

Mehri Kazemi
Mehdi Pakdel
Ra’na Azadivar
Ali Baqeri
Farid Samavati

Ficha Técnica

Título original do filme: At the end of Evin
Direção:
Mehdi Torab-Beig e Mohammed Torab-Beig
Roteiro: Mehdi Torab-Beig e Mohammed Torab-Beig
Onde assistir ao filme Na Prisão Evin: Mostra de SP 2021
País: Irã
Duração: 78 minutos
Gênero: drama
Ano de produção: 2021
Classificação: 16 anos

Wilson Spiler

Will, para os íntimos, é jornalista, fotógrafo (ou ao menos pensa que é) e brinca na seara do marketing. Diz que toca guitarra, mas sabe mesmo é levar um Legião Urbana no violão. Gosta de filmes “cult”, mas não dispensa um bom blockbuster de super-heróis. Finge que não é nerd.. só finge… Resumindo: um charlatão.
NAN