Gavião Arqueiro | Primeiras impressões da nova série da Marvel
Pedro Marco
Num ano mesclado entre adiamentos, lançamentos híbridos e o retorno da Marvel para o cinema, temos a quinta série original para o Disney+, que ronda o mundo dos heróis mais poderosos da terra. Gavião Arqueiro estreou seu piloto nesta quarta-feira (24) como um sopro de alívio após a grande tensão apocalíptica e dramática das produções de 2021, em uma história leve, divertida e bastante promissora.
Alimentando a nova geração de heróis acompanhamos Kate Bishop (Hailee Steinfeld) como uma garota que teve um enorme fascínio pelo Gavião Arqueiro na fatídica batalha de Nova Iorque em 2012. A personagem é apresentada em um flashback de tirar o fôlego e de dar uma pontada de nostalgia que não sentíamos desde as viagens no tempo de Vingadores Ultimato, ou os passeios pelas lembranças da Feiticeira Escarlate em Wandavision.
- ‘Glória’ é um belo cartão de visita da Netflix para Portugal
- ‘Profecia do Inferno’ | série sul-coreana da Netflix é visceral
- Cinco séries para refletir sobre o Dia da Consciência Negra
Espírito natalino
A partir dali, pulamos para o presente em um acalentador clima natalino capaz de abrir um sorriso até mesmo no espectador mais rabugento. Clint Barton (Jeremy Rener) está de volta com a promessa de ser um pai presente desta vez; e a alta previsibilidade de que isto não só não vai acontecer, como será o centro dos problemas pessoais do protagonista.
A fotografia da série, a princípio, não segue uma identidade visual que acabou sendo característica nas produções anteriores. Ela aposta em um clima bastante neutro de produções natalinas famosas como Esqueceram de Mim ou Férias Frustradas de Natal. As amarras ao MCU são sutis e variadas. Elas vão desde o constrangedor musical em homenagem a Steve Rogers e um leilão de artefatos usados pelos Vingadores, até uma pequena pichação de banheiro dizendo que “Thanos Estava Certo”.
Como esperado, além de sua família e a preocupação de ter que adotar uma sucessora, Clint estará atormentado pelo fantasma de sua atuação sanguinária como Ronin, e da culpa pela morte de Natasha nos eventos de Vingadores Ultimato, o que pode ser elevado ainda mais caso se confirme a presença de Yelena Belova (Florence Pugh) como uma nova antagonista e possível futura aliada.
Elenco
O elenco de apoio conta ainda com a grata presença de Vera Farmiga como Elanor Bishop, mãe de Kate; e o retorno de Linda Caderllini como a esposa de Clint Barton. Apesar de ainda termos tipo pouco tempo de tela, é possível admitir que o carisma dos personagens é um dos grandes tesouros da produção. Ele elevará esta série para um patamar acima da média das produções de fim de ano, e até mesmo das séries da Marvel Studios.
Por fim, a série ainda se mantém como um enorme presente aos fãs de quadrinhos. Principalmente os que acompanharam a brilhante fase de Matt Fraction na revista solo do personagem. Inclusive com detalhes que vão desde o visual da abertura, até detalhes da trama que trazem o aparelho auditivo e o cachorro Lucky. Sabemos que carisma e um bom material de base não constroem sozinhos uma série excelente. No entanto, sem dúvida, é um ótimo ponto de partida. Além disso, um grande aquecimento para os marvetes que contam os dias para a estreia do próximo filme do estúdio.
Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Ficha técnica – Gavião Arqueiro
Título original: Hawkeye
Temporada: 1
Episódios: 6
Data de estreia: qua, 24/11/2021
Criação: Jonathan Igla, Rhys Thomas
Elenco: Jeremy Renner, Hailee Steinfeld, Florence Pugh, Tony Dalton, Vera Farmiga, Linda Cardellini, Alaqua Cox, Aleks Paunovic, Fra Fee, Ava Russo
Onde assistir: Disney+
Gênero: ação, aventura
Ano: 2021
Classificação: 14 anos