‘Perfeitos Desconhecidos’ é o novo excelente filme da Netflix
Bruno Oliveira
Perfeitos Desconhecidos (Perfect Strangers) é um novo filme da Netflix com produção entre Egito, Líbano e Emirados Árabes. Adiantando, já digo que é uma ótima surpresa, afinal, não esperava nada e me divertiu demais.
O longa-metragem é o remake de um filme italiano de 2016 com o mesmo nome e mesma premissa. Além do original, há várias versões atualizadas por aí: Romênia (2021), Espanha (2017), Grécia (2016) e México (2018). Capaz de ter muito mais e agora já quero para ontem uma versão nacional. Será que tem? Não faço ideia, mas enquanto isso, vou falar desta versão que acabei de assistir.
A Trama
Um grupo de amigos resolve marcar um jantar para celebrar a amizade e apreciar um raro eclipse lunar. Durante esse encontro um deles resolve propor uma brincadeira: todos devem colocar os seus respectivos celulares na mesa e quando receberem mensagem, e-mail ou ligações devem ser obrigados a mostrar para todos os restantes na mesa. Esse é o estopim para uma noite com muitas revelações secretas e com muito caos envolvido.
Essa premissa e interessantíssima, pois notamos que todos guardam algum tipo de segredo. Não importa quanto tempo você esteja com alguém, ela sempre vai esconder algo de você. Seja por vergonha, medo, por falta de confiança ou por considerar algo completamente sem importância. Por mais que você seja completamente aberto com o seu cônjuge, sempre terá algo que pode vir à tona da pior maneira possível. Até mesmo quando não tem nada, as pessoas podem enxergar do jeito que quiserem e assim se afetarem de um modo terrível.
O brilhantismo do filme Perfeitos Desconhecidos é a forma como os segredos vão sendo revelados. As coisas começam engraçadinhas e quando menos percebemos estamos descobrindo os segredos mais íntimos de cada um. Muitas situações são criadas e a forma como elas são desenvolvidas é genial. Notamos toda a hipocrisia humana também quando percebemos que a mesma pessoa que aponta o dedo pode ser a que será apontada por algo pior depois.
Clima de teatro e ótimas atuações
Perfeitos Desconhecidos tem um clima muito teatral. O fato de termos apenas um cenário principal durante toda a projeção deixa isso bem evidente. É um filme galgado demais no roteiro e nas interpretações e, para isso, dou nota 10 com louvor. Criar situações por quase duas horas sem deixar o espectador cansado e com o saco cheio dessa conversa toda é bem difícil. Isso nunca foi um problema para mim, muito pelo contrário. Sempre primo por um texto bem escrito.
No entanto, o eclipse lunar acaba sendo um evento que rola em background junto com a história principal. O desfecho do filme ligado a isso não é satisfatório. Essa virada final dá uma frustrada no espectador. Sem soltar qualquer spoiler que venha estragar a experiência, posso dizer que talvez as relações humanas se sintam melhor com os segredos guardados. Menos dor de cabeça, menos brigas.
Conclusão
Caso você seja uma das pessoas que viu alguma versão anterior do filme Perfeitos Desconhecidos, esqueça. Acredito que ele será apenas mais do mesmo. Mas se não tiver visto, creio que a visão sobre o longa acabará se tornando tão incrível quanto foi para mim.
Gosto de ter essas gratas surpresas. O final não foi como eu esperava, mas ainda assim isso acaba sendo só um pequeno detalhe do quanto essa história é maravilhosa. O estudo do ser humano é, de fato, uma das coisas mais interessantes que temos por aí.
Onde assistir ao filme Perfeitos Desconhecidos
A saber, o filme Perfeitos Desconhecidos está disponível para assinantes da Netflix desde o dia 20 de janeiro de 2022. Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Trailer do filme Perfeitos Desconhecidos, da Netflix
Perfeitos Desconhecidos (Netflix): elenco do filme
Nadine Labaki
Mona Zaki
Diamand Bou Abboud
Eyad Nassar
Adel Karam
Georges Khabbaz
Fouad Yammine
Ficha Técnica
Título original: Perfect Strangers
Direção: Wissam Smayra
Roteiro: Maryam Abu-Of e Samer Akl, baseado no filme escrito por Filippo Bologna
Duração: 99 minutos
País: Egito, Líbano e Emirados Árabes
Gênero: comédia dramática
Classificação: 14 anos