‘Nada é o que Parece Ser’ usa a ficção para falar sobre adolescência
Jorge Feitosa
Aos 17 anos de idade e trabalhando como guia turística, Emma (Malaika Mosendane) não vê muito futuro pela frente na sua cidadezinha de Middelbo. A outrora terra próspera por conta de seu estaleiro, agora mal vive do turismo ao redor de um meteoro que lhe abriu uma cratera.
É esse desalento somado ao mistério que envolve a queda do meteoro o mote de Nada é o que Parece Ser (Chosen), série dinamarquesa da Netflix saída das mentes criativas por trás de ‘The Rain’ e ‘Elfos’. Onde Emma descobre a farsa montada para manter a economia girando ao mesmo tempo em que uma corporação de interesses escusos investe na região e, ato contínuo, uma figura extraterrena se revela.
- Prime Video anuncia elenco da segunda temporada de ‘Manhãs de Setembro’
- Estação Onze é uma homenagem às artes
- SEC Awards: premiação de 2022 traz novidades
Pano de fundo
Mas ao contrário das produções americanas que se voltariam para a fantasia e a aventura, a série dinamarquesa usa o mistério como pano de fundo para falar sobre as angústias da adolescência; bem como a fase entre a infância e a vida adulta, sempre marcada por algum grau de deslocamento e estranhamento perante o mundo.
E a escalação de uma protagonista negra em um país com população majoritariamente branca dá um refrescante viés progressista à produção, com Mosendane, em suma, agarrando sua protagonista e encarnando com ternura a adolescente que enfrenta dilemas de identidade e sexualidade.
Ponto alto
Outro ponto alto de Nada é o que Parece Ser é o uso eficiente da fotografia e efeitos especiais em uma série que certamente teve que lidar com restrições orçamentárias e ainda busca seu público. Fazendo uso das cores frias e, especialmente, do violeta em um enredo certamente inspirado na obra de H. P. Lovecraft.
Por fim, Nada é o que Parece Ser, apesar do horrível título nacional, chega com uma trama interessante, ainda que não seja para todos os gostos. Agora é saber se vai formar uma base de fãs para uma segunda temporada.
Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa
Ficha técnica – Nada é o que Parece Ser
Título original: Chosen
Temporada: 1
Episódios: 6
Duração: 45 minutos cada
Criação: Jannik Tai Mosholt, Kaspar Munk, Christian Potalivo
Elenco: Malaika Mosendane, Andrea Heick Gadeberg, Andreas Dittmer, Albert Rudbeck Lindhardt, Mohamed Djeziri, Anders Heinrichsen, Magnus Juhl Andersen
Onde assistir: Netflix
Data de estreia: qua, 27/01/2022
País: Dinamarca
Gênero: drama, suspense, ficção-científica
Classificação: 16 anos