Hermanoteu na Terra de Godah crítica do filme telecine onde assistir elenco data de estreia

Peregrina, peregrina. ‘Hermanoteu’, enfim, vira filme

Pedro Marco

Após longos anos de espera, Hermanoteu na Terra de Godah: O Filme é o que uma adaptação da peça que conquista o Brasil há três décadas prometia ser: um espetáculo.

Após um extenso período de adiamento por conta da pandemia da Covid-19, o filme, que deveria ter chegado aos cinemas em 2020, ganha um lançamento exclusivo na plataforma de streaming Telecine. Mas, nesta quarta-feira (9), houve uma pré-estreia íntima para alguns convidados no histórico Cine Brasília da Capital Federal.

Adaptações

Mas vamos ao filme. Luzes se apagam e, logo nas primeiras cenas, não vemos os rostos conhecidos da companhia de teatro Os Melhores do Mundo, mas Marcos Caruso e Milton Gonçalves. A dupla vai narrar a história para o público (e um novo papa), a partir dos dias atuais.

Esta é apenas uma da larga lista de adaptações que a peça teve ao ser transportada para as telas. A falta de uma interação imediata com o público e o cenário tridimensional criaram uma áurea que homenageia a eterna arte dos palcos, mas não deixa de explorar o novo formato.

O personagem-título ganha um maior desenvolvimento com uma jornada heroica atualizada, propósitos melhor definidos, bem como um arco dramático que traz emoções que a peça de comédia deixava de lado.

Diferenças dos palcos para as telas

No entanto, a transposição acaba sofrendo em algumas linhas de diálogo e tempos de humor que saem de forma automática daqueles que as interpretam desde o final dos anos 90. Além disso, a câmera intensifica uma plasticidade que pode tirar o espectador do filme. Principalmente aqueles que conhecem bem o material original.

Ao avançar da trama, no entanto, o material “inédito” surpreende mostrando que o grupo histórico não está simplesmente vivendo do passado, e consegue criar linhas e situações icônicas.

Ao chegar no ato de Jesus e os apóstolos, que ocorria de forma corrida e um pouco destacada na peça, a trama ganha um novo fôlego e constrói uma história que vale cada aplauso.

Texto atemporal

Hermanoteu na Terra de Godah, certamente, é um filme ímpar do cinema nacional. Sua direção inventiva, bem como os easter eggs e a versatilidade inacreditável do sexteto fazem o espectador acreditar em cada personagem e não confundir-se com nenhum. A intimidade do grupo com os papéis transcende qualquer maquiagem, figurino ou cenário, que, por sinal, são impecáveis e digno de uma produção da Warner Brothers.

Com um texto atemporal, e de certa forma bem mais brando do que pode ser visto na gravação da peça (ou nela presencial), Hermanoteu na Terra de Godah tem o único grande defeito de estar nas telinhas. Afinal, o clima de cinema lotado ajudaria a recriar a aura teatral que corre nas veias de seu emblemático texto.

Mas, de forma alguma, isto é motivo para deixar de conferir o longa da companhia. O grupo, cada vez mais, se torna um “Monty Python brasileiro”. Na melhor intenção dos elogios.

Onde assistir ao filme Hermanoteu na Terra de Godah?

A saber, o filme Hermanoteu na Terra de Godah estreia exclusivamente nos streaming do Telecine neste sábado, 12 de fevereiro de 2022. Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Trailer do filme Hermanoteu na Terra de Godah

Hermanoteu na Terra de Godah: elenco do filme

Welder Rodrigues
Victor Leal
Jovane Nunes
Marcos Caruso
Milton Gonçalves

Ficha Técnica

Direção: Homero Olivetto
Roteiro: Pedro Henrique Neschling, Jovane Nunes e Victor Leal
Duração: 84 minutos
País: Brasil
Gênero: comédia
Classificação: 12 anos

Pedro Marco

Pedro Px é a prova de que ser loiro do olho azul e com cabelos e barbas longas, não te garantem ser parecido com o Thor. Solteiro, brasiliense e cozinheiro, se destaca como autor de 7 livros, host do Pipocast, membro da Academia de Letras de sua cidade, fundador de Atlética universitária, padrinho da Helena, e nos tempos livres faz 40h semanais como engenheiro civil. Escreve sobre cinema desde que tudo aqui era mato, sendo Titanic seu filme favorito
NAN