TRANSVERSAIS crítica do filme foto de Juno_braga_e_linga_acacio

‘Transversais’ vai além de um trabalho de resistência

Wilson Spiler

Primeiro filme do jornalista e cineasta Émerson Maranhão, o documentário Transversais, que parte de dois projetos anteriores do diretor – uma websérie e um curta -, apresenta os depoimentos de quatro pessoas trans que resgatam suas histórias, seus processos de autodescoberta e de trânsitos e jornadas, além de também de uma mulher cisgênero, mãe de uma adolescente trans.

O longa sofreu censura do governo federal, que publicamente anunciou que “não tinha cabimento fazer um filme com este tema” e declarou que ele seria “abortado” do edital da Agência Nacional do Cinema (Ancine) em que era finalista. Mesmo assim, a produção circulou em diversos festivais antes de fazer sua estreia em circuito comercial.

Auto-aceitação

As cinco pessoas que participam do filme são: Samilla Marques (funcionária pública); bem como Érikah Alcântara (professora); Caio José (enfermeiro); Kaio Lemos (acadêmico); e, por fim, Mara Beatriz (jornalista). Esta última, uma mulher cisgênero, que enfrentou a transfobia de perto e refez sua vida ao tomar conhecimento que era mãe de uma adolescente transgênero. Hoje, é uma das mais ativas militantes do grupo Mães pela Diversidade no Ceará.

Eles e elas passaram por um delicado processo de auto-aceitação até compreenderem a sua subjetividade.  Hoje vivenciam tecnologias de gênero, como hormônios e cirurgias, que lhe asseguram uma aparência condizente com a maneira como se veem, mas ainda sofrem com a incompreensão, o estranhamento e o preconceito.

Boa estreia

O documentário Transversais não traz nada de novo tecnicamente, ou seja, é um filme apenas recheado com entrevistas com seus personagens. Mesmo assim, Émerson Maranhão consegue prender quem assiste através de depoimentos emocionantes e genuínos.

Só o fato de levar o processo de lançamento do filme até o fim já vale os aplausos. Afinal, em uma época de tanta intolerância, trazer um documentário com essa temática para as telas do cinema é uma vitória considerável.

No entanto, Transversais não se resume apenas a um trabalho de resistência, mas também de consciência e inclusão. Um filme que faz muito com poucos recursos e que deveria servir como processo de transformação de uma sociedade. Uma pena que deva atingir apenas um nicho específico do público de cinema.

Onde assistir ao documentário Transversais?

A saber, o filme Transversais estreia exclusivamente nos cinemas no dia 24 de fevereiro de 2022. Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Trailer do documentário Transversais

Ficha Técnica

Direção: Émerson Maranhão
Roteiro: Émerson Maranhão
Duração: 84 minutos
País: Brasil
Gênero: documentário
Classificação: 10 anos

Wilson Spiler

Will, para os íntimos, é jornalista, fotógrafo (ou ao menos pensa que é) e brinca na seara do marketing. Diz que toca guitarra, mas sabe mesmo é levar um Legião Urbana no violão. Gosta de filmes “cult”, mas não dispensa um bom blockbuster de super-heróis. Finge que não é nerd.. só finge… Resumindo: um charlatão.
NAN