‘Golpes de Vingança’ tem luta demais e roteiro de menos
Wilson Spiler
O filme Golpes de Vingança (Fistful of Vengeance) conta a história de Kai Jin (Iko Uwais), um jovem chef de Chinatown, em São Francisco, na Califórnia, se envolve com a perseguição da Tríade Chinesa por poderes antigos mortais conhecidos como Wu Xing.
Mas o que era para ser apenas uma missão de vingança, agora é uma luta para salvar o mundo de uma ameaça. Por isso, o superpoderoso Kai vai até Bangcoc, na Tailândia, para impedir um desastre.
-
‘Ghostland: Terra Sem Lei’ é só mais um devaneio de Nicolas Cage
-
‘Big Bug’ é uma comédia futurista arrastada e pouco desenvolvida
-
‘Uncharted: Fora do Mapa’, quando só o fan service não basta
O que é Wu Xing?
Wu Xing é a teoria dos cinco elementos (ou movimentos), que afirma que o fogo, a água, a madeira, o metal e a terra são os elementos básicos que formam o mundo material.
Segundo a teoria, existiria uma interação e controle recíproco entre os elementos que determinaria seu estado de constante movimento e mudança. Ela estabelece um conjunto de matrizes, onde todas as coisas podem ser classificadas de acordo a estes elementos ou relações entre eles.
Golpes de clichê
Sem querer usar trocadilho, mas já cometendo essa infâmia, Golpes de Vingança é um golpe atrás do outro de clichês. Nada de novo por aqui e que valha a pena sua disposição de tempo.
O longa de Roel Reiné, responsável pela adaptação da vindoura série Halo (que, inclusive, já teve sua segunda temporada confirmada antes mesmo de estrear a primeira), parece se inspirar nas produções atuais de cinema, num misto de Estúdios Marvel com John Wick. Traz boas cenas de luta, entremeadas com piadinhas – quase todas sem graça e forçadas -, e palavrões, sexo e sangue pra dizer que é adulto. Mas roteiro que é bom mesmo, nada.
Surpresa
De fato, a produção não é a pior coisa que já vimos na Netflix. Afinal, tem um CGI bem-feito (para uma produção com orçamento mediano), uma fotografia dessaturada interessante, mas nada que salte aos olhos ou que traga algo de diferente. O terceiro e último ato, então, é um palco de previsibilidade.
A maior surpresa do filme é, sem dúvida, saber que trata-se de uma produção norte-americana com um elenco repleto de asiáticos, locações na Tailândia e alguns diálogos no idioma local. Nesse caso, a culpa é do Tio Sam mesmo.
Onde assistir ao filme Golpes de Vingança?
A saber, o filme Golpes de Vingança está disponível para assinantes da Netflix. Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Trailer do filme Golpes de Vingança, da Netflix
Golpes de Vingança (Netflix): elenco do filme
Iko Uwais
Lewis Tan
Lawrence Kao
Ficha Técnica
Título original do filme: Fistful of Vengeance
Direção: Roel Reiné
Roteiro: Cameron Litvack e Yalun Tu
Duração: 96 minutos
País: Estados Unidos
Gênero: ação
Classificação: 16 anos