Ozark | Quarta temporada caminha para um triste fim
Fábio
Sem sombra de dúvida, ‘Ozark’ é uma das melhores séries da atualidade e, principalmente, da Netflix. A quarta temporada segue uma nova metodologia de distribuição da plataforma de streaming e foi dividida em duas partes. A primeira, com sete episódios, estreou no último 21 de janeiro. A segunda parte chega ao catálogo em 29 de abril deste ano. Mas o que podemos afirmar sobre o que ainda vem pela frente é que a produção caminha para um triste fim.
Isso porque, em suma, Marty e Wendy Byrde (interpretados por Jason Bateman e Laura Liney) vão cavando cada vez mais fundo a sepultura de ambos quando se enrolam e se envolvem em novas mentiras para agradar tanto o cartel comandado por Omar Navarro (Felix Solis), quanto o FBI, representado aqui pela agente Maya Miller (Jessica Frances Dukes). Além disso, dois novos elementos surgem para complicar ainda mais a já complicada vida do casal. O próprio filho Jonah (Skylar Gaertner) – que se revolta ao saber que a mãe entregou o tio para o carte – e Javi (Alfonso Herrera), sobrinho e primeiro na linha de sucessão de Navarro, que cada vez se anima com os negócios.
- Inventando Anna é um estudo sobre o poder da imagem
- Paramount anuncia série de novidades para streaming e cinemas
- ‘Murderville’: nova série da Netflix tem comédia improvisada
Problemas e mais problemas
A revolta de Jonah cai como uma bomba na família Byrde, principalmente porque, a princípio, o caçula revoltado vai se aliar com os principais inimigos do casal: a fazendeira Darlene Snell (Lisa Emery) e a ex-funcionária Ruth Langmore (Julia Garner). No entanto, o jovem está dividido. Afinal de contas o problema dele é com a mãe e não com o pai. Portanto, ele fica receoso em se entregar de corpo e alma aos seus novos parceiros. E uma frase de Darlene resume bem o perigo que isso significa: “ninguém serve a dois mestres”. A frase pode ser aplicada também a Marty e sua lealdade dividida entre o cartel de Navarro e o FBI.
Mas o problema mesmo para o casal é Javi, uma vez que ele não pensa da mesma forma que o tio, gosta de aparecer e, como é de praxe em produções sobre máfia e gangues, ele faz parte da nova geração. E ela é sempre mais cruel, mais violenta e mais impiedosa que a geração anterior.
Bola de neve
No meio de tudo isso ainda temos o FBI querendo agir contra o cartel e Omar Navarro insistindo para que um acordo com o governo seja feito pelo casal Byrde para que ele viva sonho americano tranquilamente, junto com a esposa e os filhos, livre, e, de uma vez por todas, fora dos negócios criminosos.
O problema é nesta quarta temporada de Ozark os Byrde precisam correr. Principalmente contra o relógio, contra a insistência de Darlene em voltar a produzir heroína e contra um detetive particular contratado para investigar o sumiço da advogada Helen Pierce (Janet McTeer). E como se isso não fosse o suficiente, o casal ainda precisa administrar os negócios, encontrar novas soluções para lavagem de dinheiro e lidar com a fúria de Ruth.
Ruth Langmore
De todos os destaques positivos (e não são poucos) desta quarta temporada de Ozark, o maior e melhor deles é tanto o crescimento de Ruth Langmore quanto a atuação de Julia Garner. Ela, definitivamente, é o coração e a alma da série, conseguindo com louvor mostrar todas as angústias, crescimento, conquistas, decepções e derrotas da personagem. Ruth é a personificação do que o sonho americano significa para as pessoas comuns. Algo que, embora muitas vezes esteja próximo, ele jamais será conquistado por uma pessoa como ela. Cada alegria e a cada vitória é confrontada por uma nova e enorme tristeza e uma derrota avassaladora. E Garner é sublime em todos os sentidos e todos os sentimentos vividos por Ruth. Definitivamente a melhor personagem e a melhor atriz de Ozark.
O que vem pela frente
A narrativa dessa quarta temporada de Ozark pode parecer lenta para algumas pessoas. Mas não se deixe enganar. Ela é ótima e serve para posicionar os jogadores restantes para a batalha final. Com ótimos diálogos, subtramas interessantes e um clima tenso que deixa o espectador angustiado ao saber que a bomba pode explodir a qualquer segundo ela prepara muito bem o terreno para o que vem pela frente.
Por fim, ainda não temos uma data definida para a parte final dessa quarta temporada de Ozark. Mas uma coisa é certa. Não espere final feliz ou até mesmo agridoce. Ao que tudo indica, estamos caminhando a passos largos para um final trágico e muito triste.
Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa
Ficha técnica – Ozark Quarta temporada – parte 1
Título original: Ozark
Temporada: 4 (primeira parte)
Episódios: 7
Duração: 60 minutos aproximadamente cada episódio
Criação: Bill Dubuque, Mark Williams
Direção: Jason Bateman Andrew Bernstein, Alik Sakharov, Robin Wright
Roteiro: Bill Dubuque, Paul Kolsby, Mark Williams, Chris Mundy, Miki Johnson
Elenco: Jason Bateman, Laura Linney, Sofia Hublitz, Skylar Gaertner, Julia Garner, Lisa Emery, Charlie Tahan, Tom Pelphrey, Damian Young, Alfonso Herrera, Felix Solis, Jessica Frances Dukes
Onde assistir: Netflix
Data de estreia: sex, 21/02/2022
País: Estados Unidos
Gênero: drama, suspense
Classificação: 16 anos