‘Showtime 1958’ se perde na história
Matheus Soares
A possibilidade de poder assistir filmes de países até então pouco falados é algo que me encanta a cada mês na Netflix. Toda novidade no catálogo da vermelhinha me deixa curioso, sendo uma experiência boa ou não. Dessa vez temos o filme malaio Showtime 1958.
O longa tenta retratar o diretor P. Ramlee (Amai Kamarudin) e as dificuldades do teatro e cinema em meio à ascensão local da televisão e dos filmes estrangeiros. A narrativa se traduz em um show beneficente para levantar fundo para os trabalhadores demitidos em meio ao Eid e a uma ameaça de greve.
O que é o Eid?
Como muitos devem saber, existe o ramadã na comunidade muçulmana, que é um ato de fé que leva as pessoas a jejuarem durante o dia. Contudo o Eid, citado com frequência no filme Showtime 1958 é justamente o fim desse período, onde é comemorado com abundância de comida.
- Doutor Estranho em um multiverso nada louco – Crítica com Spoilers
- ‘Vamos Casar’ é uma comédia feita em cima de uma grande esquete
- Sesc São Paulo realiza especial para a Sexta-Feira 13
Vale a pena?
Conhecer cinemas de outras rotas é sempre interessante, ainda mais quando se propõem a mostrar uma história real pouco conhecida. No entanto, o filme deixa muita a desejar, principalmente no seu enredo central, que é a da greve e tudo mais.
Além disso, em quase nenhum momento as questões da TV ou de Hollywood são citadas como deveriam, muito menos a greve, que no início teve muita repercussão, mas foi deixada de lado para focar na questão da festa e na história sem graça de um concurso de beleza.
Ainda assim, o filme Showtime 1958 apresenta bons destaques na questão técnica, com uma montagem e fotografia adequada para época, além de um humor expressivo.
Onde assistir ao filme Showtime 1958?
A saber, o filme Showtime 1958 estreou nesta terça-feira, 3 de maio de 2022, no catálogo da Netflix. Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso:
Trailer do filme Showtime 1958, da Netflix
Showtime 1958 (Netflix): elenco do filme
Amai Kamarudin
Shah Iskandar
Bell Ngasri
Ficha Técnica (Showtime 1958, Netflix)
Título original: Showtime 1958
Diretor: Anwardi Jamil
Roteiro: Anwardi Jamil e Jamil Sulong
Duração: 109 minutos
País: Malásia
Gênero: drama
Classificação: 10 anos