‘Cyber Hell’ é necessário, mas maçante
Matheus Soares
Que a internet é uma benção ninguém duvida. Mas acontece que nem só de coisas boas vive a rede mundial de computadores. Vira e volta somos bombardeados por casos como chantagem, fotos íntimas vazadas, contas bancárias invadidas e por aí vai. Tendo isso como plano de fundo, chega na Netflix o filme documental Cyber Hell: Exposing an Internet Horror.
O documentário trata de mostrar os detalhes de um investigação que aconteceu na Coreia do Sul por conta de diversos crimes virtuais, infrações essas que envolviam pornografia infantil, vazamento de fotos e escravidão sexual (de forma virtual). Através de uma técnica de hackeamento, eles pegavam dados das vítimas e assim começava todo pesadelo de ameaças.
Leia também:
Filmes sobre a indústria de jogos de azar online que valem a pena assistir
Robert Eggers traz a obra definitiva da Era Viking em ‘O Homem do Norte’
Baseado uma história real, ‘O Rei das Fugas’ é um bom entretenimento
Necessário, mas maçante
Assim, como Pai Nosso?, Cyber Hell é interessante e necessário, mas envolvido por uma narrativa repetitiva. É como se tratasse os espectadores como crianças, repetindo umas cinco vezes o método dos criminosos, com o início do documentário voltando à tona com frequência. Talvez o diretor Jin-seong Choi quisesse ser claro ao passar as informações, para que servisse também como uma cartela para evitar mais golpes. Contudo, isso o deixou pouco atrativo como um filme.
Ainda assim, existem partes que chamam atenção, principalmente a abertura e as partes animadas. Além disso, a iluminação e local de gravação dos depoimentos passam uma ideia de “coisa séria” e algo sombrio, justamente pelas cores frias e mais escuras. Quem assiste, consegue sentir a tensão na fala e nos diálogos.
Cyber Hell é importante para noticiar algo que acontece há muito tempo e, provavelmente, sempre vai existir. Principalmente com o público feminino, que é visto como objeto sexual. Além disso, a trama ainda tem alguns pontos que são citados rapidamente, como a exposição na internet e pais compartilhando fotos de filhos. Recentemente se discutia esses assuntos no Tik Tok e no Instagram, bem como as crianças fazendo dancinhas das trend. Enfim, é uma coisa que só o cuidado máximo pode evitar.
Onde assistir ao filme Cyber Hell?
A saber, Cyber Hell: Exposing an Internet Horror estreou nesta quarta-feira, 18 de maio de 2022, no catálogo da Netflix.
Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do ULTRAVERSO:
Trailer do filme Cyber Hell, da Netflix
Ficha Técnica: Cyber Hell – Netflix
Título original do filme: Cyber Hell: Exposing an Internet Horror
Direção: Jin-seong Choi,
Duração: 104 minutos
País: Coreia do Sul
Gênero: drama e documentário
Ano: 2022
Classificação: 18 anos