Terceira temporada de ‘The Boys’ acerta nas críticas sociais e políticas

Pedro Marco

Em meio aos trancos e barrancos de críticas mistas e caos judiciário nas produções baseadas em quadrinhos da Marvel e DC, a Amazon Prime Vídeo segue o feliz caminho de acertos com a terceira temporada de ‘The Boys’. Seguindo os quadrinhos de Garth Ennis, a série atinge o seu ano mais aguardado até então, com novos personagens e eventos grandiosos sendo transpostos para a tela, mas ainda cometendo os mesmos erros que qualquer produção desse porte normalmente comete.

A terceira temporada inaugurou com três episódios lançados de forma simultânea, onde nos foi apresentado não apenas as consequências do ano anterior, mas o antigo grupo de heróis conhecido como A Revanche. Após criar de forma incisiva um espelho satírico da Liga da Justiça, a temporada traz sua versão deturpada dos Vingadores, liderada pelo egocêntrico e perigoso Soldier Boy. O personagem, com grande alusão ao Sentinela da Liberdade, Capitão América, é mais um resquício das grandes amizades de Eric Kripke com o elenco de ‘Supernatural’ (da qual Kripke foi criador e showrunner durante as primeiras temporadas).

The Boys - terceira temporada

Enxugada no elenco

A inserção de Jensen Ackles foi uma inserção cirúrgica em um elenco já alinhado e bem definido, trazendo um triângulo de tensão que segurou a trama até seu último segundo. Mas para isto acontecer, alguns rostos acabaram sendo deixados de lado para retomar mais a frente, como a temida Victória Newman e o antigo CEO Stan Edgar.

A enxugada de personagens acaba dando espaço para desenvolver os demais, e apesar de ser algo naturalmente positivo pode ter sido uma faca de dois gumes. A extensão em personagens rasos e que não parecem ter para onde evoluir, acaba criando um ciclo de enrolação que os traz sempre ao ponto de partida. A exemplo, Trem Bala e Profundo retornaram ao ponto que estavam temporadas atrás, e os The Boys seguem completamente ilesos e com as mesmas intenções. Por mais que este artifício possa ser usado para esticar a trama mais do que originalmente planejado, pode acabar sendo sua derrocada.

Outro patamar

A essência que The Boys bem extraiu de seu material original, com o lado mais despretensioso e até mesmo agressivo de sexo e violência, atinge um patamar novo com pessoas sendo explodidas de dentro para fora, brinquedos sexuais temáticos, alusões para todos os tipos de drogas, e claro, o Herogasm.

O evento que havia sido anunciado desde o fim da primeira temporada dá as caras de forma surpreendente, onde a promessa de um grande show de baixaria e absurdos maquiava o episódio com mais ação e importância para a trama. Apesar de, sim, ter bastante baixaria.

The Boys - terceira temporada

Mais do que violência e sexo

Ao fim, o evento foi uma prova de que a série não se apoia somente em seu apelo gore e sexual, mas consegue construir plots e desenvolver personagens de maneira bastante satisfatória e acima da média. Seus momentos de respiro esfregam feridas com sal e limão para criticar desde questões políticas e midiáticas, até comportamentos humanos padrões. Vídeos, falas, propagandas e tudo o que cerca o mundo real consegue virar o humor ácido que serve como o principal superpoder da produção.

Apesar de prometer um final apocalíptico, a série traz um gancho mais sutil em seu último momento, sendo bem menos chocante do que os anteriores. Para o quarto ano, as sequelas e feridas criadas devem começar a dar frutos, , em suma,e o caminho para um objetivo concreto começar a ser traçado. Com um spin-off a caminho, mesmo a vontade de ter The Boys para sempre não será suficiente para tornar a trama indestrutível.

Onde assistir à terceira temporada de The Boys?

A saber, a terceira temporada de The Boys está disponível para assinantes da Amazon Prime Video.

Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso:

https://app.orelo.cc/uA26

https://spoti.fi/3t8giu7

Trailer da terceira temporada de The Boys, da Amazon Prime Video

The Boys (Amazon Prime Video): elenco da terceira temporada

Karl Urban
Jack Quaid
Antony Starr
Erin Moriarty
Dominique McElligott
Jessie T. Usher
Laz Alonso
Chace Crawford
Tomer Kapon
Karen Fukuhara
Nathan Mitchell
Claudia Doumit
Jensen Ackles

Ficha Técnica

Título original: The Boys
Criação: Eric Kripke
Direção: Philip Sgricci, Sarah Boyd, Nelson Cragg, Julian Holmes
Roteiro: Eric Kripke, Darick Robertson, Ellie Monahan, Craig Rosenberg, Anslem Richardson, Geoff Aull, Jessica Chou, Meredith Glynn, Paul Grellong
Temporada: 3
Episódios: 8
Duração: 60 minutos
País: Estados Unidos
Gênero: ação
Ano: 2022
Classificação: 18 anos

Pedro Marco

Pedro Px é a prova de que ser loiro do olho azul e com cabelos e barbas longas, não te garantem ser parecido com o Thor. Solteiro, brasiliense e cozinheiro, se destaca como autor de 7 livros, host do Pipocast, membro da Academia de Letras de sua cidade, fundador de Atlética universitária, padrinho da Helena, e nos tempos livres faz 40h semanais como engenheiro civil. Escreve sobre cinema desde que tudo aqui era mato, sendo Titanic seu filme favorito
0

Créditos Galáticos: