crítica da série minissérie Respire da Netflix 2022

Foto: Netflix / Divulgação

‘Respire!’ e suspire com a nova série da Netflix

Wilson Spiler

|

28 de julho de 2022

O drama de crianças que crescem afetadas por separações entre casais, pelas relações com seus entes ou até mesmo abandonos de mães e pais é muito mais comum do que se imagina. A depender de cada situação, é um trauma que perdura por toda a vida e atrapalha vínculos futuros. Esse é basicamente o mote da nova série da Netflix, Respire! (Keep Breathing).

Na trama, Liv (Melissa Barrera) é uma jovem workaholic que, ao perder o voo, com pressa de chegar ao seu destino, acaba pegando carona com dois desconhecidos em uma viagem clandestina. Entretanto, para o azar dela, o avião cai no meio da selva canadense. Então, para se manter viva, ela precisa aprender a lidar com a natureza e com seus próprios demônios.

Leia também:

GKay leva principal troféu do MTV MIAW 2022; confira a lista completa dos vencedores

‘Irmão do Jorel’ estará no PerifaCon 2022

Veja as novidades da Netflix para agosto de 2022

Montagem

As diretoras Maggie Kiley e Rebecca Rodriguez optaram por uma montagem que insere flashbacks sobre a vida da protagonista como criança e já adulta, em uma possível relação amorosa que ela recusa exatamente por medo do abandono. Além disso, a direção também escolheu utilizar o pai, a mãe e o namorado como elementos para guiar a personagem durante a trama, como personificação dos traumas que ela precisa enfrentar, inclusive com diálogos imaginários que servem como reflexão e amadurecimento de Liv.

O problema é que que essa decisão afeta demais o desenvolvimento da série, estendendo o drama além da conta. Seria mais interessante contar de uma vez a história para que toda hora não tivéssemos o ritmo do andamento sendo quebrado pelo que a personagem viveu no passado, ou que, ao menos, os flashbacks não fossem tão frequentes. Quase não vemos as dificuldades que a protagonista passa em plena selva.

Suspire

Se a ideia era reforçar os traumas, tudo bem, mas isso acaba fazendo com que o espectador perca um pouco o interesse por sua continuidade. Até mesmo porque, não há, ao final de cada episódio, um gancho tão forte que nos faça ficar ansiosos pelo próximo capítulo.

Mas, como é repetido frequentemente no decorrer dos episódios por diferentes personagens, “a culpa não é sua, nunca foi sua”. Então, se Respire! começa com uma queda de avião e prometia ser um thriller de tirar o fôlego, o termo que denomina a série é diretamente associado a uma questão que assola boa parte da população atual: a ansiedade, a pressão no trabalho, a cobrança sempre por mais. Por isso, a série ganha relevância e mostra que podemos respirar com calma e suspirar em paz. A escolha é sempre nossa.

Onde assistir à série Respire (2022)?

A saber, Respire estreou nesta quinta-feira, 28 de julho de 2022, no catálogo da NetflixAliás, está de olho em algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso:

https://app.orelo.cc/uA26

https://spoti.fi/3t8giu7

Trailer da série Respire (2022), da Netflix

Respire (2022): trailer da série da Netflix

Luisana Lopilato
Mauricio Paniagua
Inés Estévez

Ficha Técnica: série Respire (2022), da Netflix

Título original da série: Keep Breathing
Temporada: 1
Episódios: 6
Duração: de 31 a 40 minutos
Direção: Maggie Kiley, Rebecca Rodriguez
Roteiro: Brendan Gall, Martin Gero, Iturri Sosa
País: Estados Unidos
Gênero: drama, aventura, suspense
Ano: 2022
Classificação: 16 anos

Wilson Spiler

Will, para os íntimos, é jornalista, fotógrafo (ou ao menos pensa que é) e brinca na seara do marketing. Diz que toca guitarra, mas sabe mesmo é levar um Legião Urbana no violão. Gosta de filmes “cult”, mas não dispensa um bom blockbuster de super-heróis. Finge que não é nerd.. só finge… Resumindo: um charlatão.
3

Créditos Galáticos: 3

O que sabemos sobre Wicked Boa noite Punpun Ao Seu Lado Minha Culpa Lift: Roubo nas Alturas Patos Onde Assistir o filme Lamborghini Morgan Freeman