Na Sinfonia do Coração crítica do filme turco da Netflix 2022

Foto: Netflix / Divulgação

‘Na Sinfonia do Coração’ ou ‘Lisbela e o Prisioneiro’ turco

Wilson Spiler

Semana após semana, dia após dia, somos inundados com diversas comédias românticas inserida nos catálogos dos mais variados streamings. A maior parte delas segue a mesma fórmula, com jornadas extremamente previsíveis. Na Sinfonia do Coração (Heartsong), filme turco que acaba de estrear na Netflix, foge um pouco desse roteiro tão saturado.

Na trama, Sümbül (Hazar Ergüçlü) é uma jovem prestes a se casar em um matrimônio arranjado pelas famílias, conhecendo futuro marido apenas na data da cerimônia. No entanto, no mesmo dia, a  noiva conhece Piroz (Erkan Kolçak Köstendil) e os dois acabam se apaixonando, mas não evitam a união.

Eis então que, ao descobrir que a esposa não era mais virgem, o homem com quem ela se casou a devolve para o sogro, que resolve dar fim à própria vida da filha. Mas Piroz está determinado a salvar Sümbül e acaba forjando sua morte para que, enfim, os dois possam desfrutar do amor que sentem pelo outro.

Leia também:

‘Darlings’ é uma grata surpresa indiana da Netflix

‘Meu Lugar’ é de uma delicadeza ímpar

Nem tiros, socos e pontapés apagam a chama de ‘Buba’

Lisbela e o Prisioneiro turco?

Quem assistiu Lisbela e o Prisioneiro (2003), provavelmente, vai se identificar bastante com Na Sinfonia do Coração. Casamento arranjado, famílias do interior, cultura do patriarcado, situações absurdas, diálogos inusitados, direção ágil e trilha sonora peculiar tornam a obra turca similar à brasileira.

Além disso, assim como no filme brasileiro, a produção turca, por vezes, é quase um musical. Não à toa o título da obra, tanto em português quanto em inglês (“Heartsong” ou “canção do coração” em nossa língua), já chama a atenção para esse fator da música.

A bem da verdade, Na Sinfonia do Coração não tem o mesmo charme da produção brasileira. Há de se contextualizar também os diferentes cenários e culturas, bem como o ponto de vista de quem assiste. Mas, ainda assim, apresenta uma fotografia belíssima, com atores carismáticos e cenas que farão o espectador rir e se emocionar. Está longe de uma obra memorável, mas o resultado final é bem acima das expectativas.

Onde assistir ao filme Na Sinfonia do Coração (2022)?

A saber, Na Sinfonia do Coração estreou nesta quarta-feira, 10 de agosto de 2022, no catálogo da NetflixAliás, está de olho em algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do ULTRAVERSO:

https://app.orelo.cc/uA26

https://spoti.fi/3t8giu7

Trailer do filme Na Sinfonia do Coração (2022), da Netflix

Na Sinfonia do Coração (2022): elenco do filme da Netflix

  • Erkan Kolçak Köstendil
  • Hazar Ergüçlü
  • Bülent Emin Yarar
  • Ali Seçkiner Alici
  • Selim Bayraktar

Ficha Técnica do filme Na Sinfonia do Coração (2022), da Netflix

  • Título original: Heartsong
  • Direção: Soner Caner
  • Roteiro: Soner Caner
  • Duração: 95 minutos
  • País: Turquia
  • Gênero: comédia romântica
  • Ano: 2022
  • Classificação: 16 anos

Wilson Spiler

Will, para os íntimos, é jornalista, fotógrafo (ou ao menos pensa que é) e brinca na seara do marketing. Diz que toca guitarra, mas sabe mesmo é levar um Legião Urbana no violão. Gosta de filmes “cult”, mas não dispensa um bom blockbuster de super-heróis. Finge que não é nerd.. só finge… Resumindo: um charlatão.
0

Créditos Galáticos: