Samaritano crítica do filme Amazon Prime Video 2022 (1)

Foto: Amazon Prime Video / Divulgação

‘Samaritano’ traz Sylvester Stallone em mais um filme genérico

Bruno Oliveira

Muito já se foi comentado sobre as produções de super-heróis já estarem chegando no seu declínio criativo. Enquanto comentam e falam mal, a Marvel está a todo vapor criando suas obras. Goste delas ou não, o mercado ainda está aberto. Sylvester Stallone queria algo para chamar de seu e eis que surge com o filme Samaritano (Samaritan), que estreou nesta sexta-feira (26) no catálogo do Amazon Prime Video. Ele chega com a pompa de um longa do estilo dos anos 90 e início dos anos 2000. Até começa bem, mas se transforma em um produto bem genérico.

Sinopse

Há 25 anos, Samaritano e seu algoz Nemesis se enfrentaram em uma batalha de vida ou morte e desde então estão desaparecidos. As pessoas julgam que eles morreram queimados durante o evento, mas o jovem Sam Cleary (Javon Walton) acredita que o herói está vivo e que ele é nada mais nada menos do que o seu vizinho Joe, interpretado por Sylvester Stallone. Com o crime em ascensão e a cidade virando um caos, o rapaz assume como missão persuadir seu novo amigo a voltar à ativa.

Leia também:

‘That’s Amor’ é tão clichê que acaba agradando

Versão live-action de ‘Pinóquio’ ganha novo trailer: CONFIRA!

‘Fullmetal Alchemist: A Vingança de Scar’: uma cópia perfeita com peruca legal

Roteiro ruim e trama batida

Ao meu ver, achei Samaritano começa até bem. Temos uma recapitulação toda feita em estilo de quadrinhos mostrando o que aconteceu no passado. Comprei a ideia desse início e me peguei empolgado com o que a próxima hora iria me mostrar. Acabou que me vi em uma trama batida e cansativa que já vimos outras vezes por aí. Não precisa nem ser uma temática de herói. Qualquer drama onde um velho misterioso tenha que defender a sua vizinhança cabe aqui.

Samaritano ainda possui uma reviravolta boa, mas não se sustenta. Infelizmente, eu peguei ela bem no seu início. Para mim, essa foi uma grande falha de condução do roteiro, pois poderia ser algo realmente impactante em seus momentos finais. Não me julgo tão inteligente assim e acredito que todo mundo capte esse plot. Sendo assim, eles estragam um trunfo que poderia mudar totalmente a percepção de quem está vendo. De algo bem mediano, poderíamos terminar com alguma coisa pelo menos legal.

O roteiro erra muitas vezes. O texto nos apresenta personagens que não servem para nada, sendo conveniente demais para que a trama siga. Algumas situações risíveis são criadas com intuito de começar uma revolta na cidade. Somado a isso, a edição é estranha em muitos momentos. Vide a cena em que um personagem não estava presente e, de repente, ele aparece como se estivesse ali o tempo todo. Pode soar confuso, mas é isso mesmo.

Conclusão

Samaritano não é um filme de todo ruim, mas falha por ser tão genérico. A sua parte final consegue ser divertida, mas é só isso mesmo. Faltou um sentimento de vingança maior para deixar o público catártico a ponto de comprar toda a briga. Na verdade, eu não estava me importando muito e digo até que o vilão tinha alguns bons argumentos. Bem errados e deturpados, mas ainda assim dava para entender. Geralmente termino um texto do tipo pedindo uma continuação. Dessa vez vou torcer para que acabe por aqui mesmo.

Onde assistir ao filme Samaritano (2022)?

A saber, Samaritano estreou nesta sexta-feira, 26 de agosto de 2022, no catálogo do Amazon Prime Video.

Aliás, está de olho em algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do ULTRAVERSO:

https://app.orelo.cc/uA26

https://spoti.fi/3t8giu7

Trailer do filme Samaritano, do Amazon Prime Video

Samaritano (2022): elenco do filme do Amazon Prime Video

  • Sylvester Stallone
  • Javon Walton
  • Pilou Asbaek
  • Dascha Polanco
  • Moises Arias

Ficha Técnica do filme Samaritano, do Amazon Prime Video (2022)

  • Título original do filme: Samaritan
  • Direção: Julius Avery
  • Roteiro: Bragi F. Schut
  • Duração: 102 minutos
  • País: Estados Unidos
  • Gênero: Drama, Ação
  • Ano: 2022
  • Classificação: 14 anos

Bruno Oliveira

0

Créditos Galáticos: