‘Dark Web: Cicada 3301’ não vale o tempo perdido
Bruno Oliveira
Dark Web: Cicada 3301 se vende como um filme baseado em uma história real que poderia ter acontecido. A sua sinopse é embasada em um caso real envolvendo esse mistério chamado Cicada 3301, um dos casos da internet que até hoje ninguém sabe direito do que se trata e quem foram os responsáveis. Resumindo, posso dizer que esse nome tem origem em um fato real sobre uma caça ao tesouro e as primeiras pessoas a desvendá-lo simplesmente sumiam. É a partir daí que esse longa se inicia.
Sinopse
Connor (Jack Kesy) é um barman que trabalha como hacker em suas horas vagas. Em um dia qualquer, o jovem se depara com um arquivo chamado Cicada 3301. Como qualquer humano curioso, ele clica e, assim, dá início a uma caça ao tesouro online com a recompensa de ser recrutado por uma sociedade secreta caso desvende todo o enigma. Para isso, ele precisará de ajuda e irão se juntar a ele nessa tarefa o seu melhor amigo Avi (Ron Fuches) e a bibliotecária Gwen (Conor Leslie), ao mesmo tempo que tentam fugir dos agentes da NSA liderados pelo agente Carver (Alan Ritchson).
Leia também:
‘HollyBlood’ é ruim, mas pode divertir com muita boa vontade
‘O Sistema KEOP/S’ é um pastelão surpreendentemente divertido
‘Ingresso para o Paraíso’, a linguagem do amor em suas variadas formas
Lindo no papel, mas na prática…
Esse é mais um daqueles filmes em que no papel é lindo, mas que na prática não funciona muito bem. Essa sinopse é digna de um grande filme de suspense e daqueles thrillers com conspirações internacionais. Mas o que ganhamos é uma obra que parece não se levar a sério em nenhum momento. Eles tinham uma bela história para surtar, no entanto, ficaram presos a ideias fáceis e rasas que acabam sendo risíveis quando vemos o seu resultado final.
Alguns defensores vão dizer que é uma paródia, mas, na minha opinião, essa é uma desculpa justamente para passar pano. Dark Web: Cicada 3301 tem bastante humor e, embora nos faça rir em alguns momentos, não acho que cabe nessa história aqui. Perde-se um bom tempo com piadas duvidosas em vez de nos proporcionar algo que realmente nos faça ficar atentos ao que estamos vendo. A mediocridade do roteiro nos remete a um iniciante e de alguém que acha que teve uma brilhante ideia por ter visto essa história real há alguns anos.
O responsável por tudo isso é o ator Alan Ritchson, que é mais conhecido pelas séries Titãs e Reacher, e que, em breve, estará no próximo Velozes e Furiosos. Além de atuar, ele também assume a cadeira da direção mais a responsabilidade de escrever esse roteiro ao lado de Joshua Montcalm, que não possui nada expressivo em sua carreira na área. Ou seja, a pouca experiência envolvendo todos no projeto reflete visivelmente no resultado final.
Conclusão
Se ainda estivéssemos nos bons tempos de locadora, Dark Web: Cicada 3301 seria um daqueles filmes lançados diretamente para aluguel em VHS. Contendo uma capa genérica de um gênero de ação e que fica empoeirado na prateleira porque ninguém teve coragem de alugar. Sendo assim, não o recomendo muito. Deixo essa apenas para quem curte esse tipo de longas que mencionei há pouco. Nosso tempo e dinheiro são preciosos demais para perdermos parte de nossa vida com uma obra desse cacife.
Onde assistir ao filme Dark Web: Cicada 3301?
A saber, Dark Web: Cicada 3301 tinha estreia prevista no Brasil para o dia 1º de setembro, mas o lançamento foi adiado e ainda não tem data oficial.
Aliás, está de olho em algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do ULTRAVERSO:
Trailer do filme Dark Web: Cicada 3301
Dark Web: Cicada 3301: elenco do filme
Jack Kesy
Conor Leslie
Ron Funches
Alan Ritchson
Ficha Técnica do filme Dark Web: Cicada 3301
Título original: Dark Web: Cicada 3301
Direção: Alan Ritchson
Roteiro: Alan Ritchson e Joshua Montcalm
Duração: 104 minutos
País: Estados Unidos
Gênero: ação, comédia, suspense
Ano: 2021
Classificação: a definir