‘O Festival dos Trovadores’ emociona sem ser apelativo
Wilson Spiler
Baseado no livro de Kemal Varol, O Festival dos Trovadores (Asiklar Bayrami), novo filme que estreou nesta sexta-feira (2) no catálogo da Netflix, conta a história de Yusuf (Kivanç Tatlitug), que, depois de 25 anos, reencontra seu pai Heves Ali (Settar Tanriögen).
Heves é um músico itinerante já idoso, com uma doença grave, que está a caminho do Festival dos Trovadores, e resolve visitar Yusuf, um advogado criminalista, durante a viagem. Esse reencontro entre pai e filho vai abrir feridas do passado e, quem sabe, reatar a relação dos dois.
Leia também:
Filmicca anuncia lançamentos inéditos e clássico restaurado para setembro
‘A Gestora’ tem boa premissa, mas não sabe desenvolvê-la
O que faz Júlia Rabello em ‘Vizinhos’?
O que significa trovador?
Se você não sabe o que é trovador, o termo vem da Idade Média, nos séculos 12 e 13, quando aquele que compunha e, por vezes, cantava composições poéticas era chamado dessa forma. Estudiosos do assunto acreditam que os primeiros trovadores apareceram no sul da França, em uma região chamada Provença.
Road movie
Embora seja um drama, diferentemente dos outros filmes turcos desse gênero, que apelam para o melodrama provocando um choro forçado no espectador, com trilhas sonoras estrondosas, flashbacks maçantes para conta a história, sofrimentos exacerbados dos protagonistas e pranto para tudo quanto é lado, O Festival dos Trovadores se encaixa mais no estilo road movie. Afinal, se passa basicamente na viagem pela estrada de pai e filho até o evento que dá nome ao longa.
A dor de Yusuf pela ausência do pai é compreensível, assim como a preocupação em perdê-lo, desta vez, definitivamente. A música é um instrumento que une a relação, já que Heves é mais distante e tem dificuldades de se expressar diretamente com as palavras. E, diferentemente de outras produções turcas, as canções aqui são um elemento-chave, já que foi a carreira que o pai escolheu e o distanciou do filho.
Em suma, O Festival dos Trovadores tenta fugir do padrão turco de drama e se sai melhor que a encomenda. É um filme, acima de tudo, sobre o perdão, usando o evento do título – que nunca chega – apenas como pano de fundo para o renascimento de um sentimento. Certamente vai emocionar os mais sensíveis espectadores.
Onde assistir online ao filme O Festival dos Trovadores (2022)?
A saber, O Festival dos Trovadores estreou na sexta-feira, 2 de setembro de 2022, no catálogo da Netflix.
Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do ULTRAVERSO:
Trailer do filme O Festival dos Trovadores (2022), da Netflix
O Festival dos Trovadores (2022): elenco do filme da Netflix
- Kıvanç Tatlıtuğ
- Settar Tanrıöğen
- Laçin Ceylan
Ficha Técnica do filme O Festival dos Trovadores (2022), da Netflix
- Título original do filme: Asiklar Bayrami
- Direção: Özcan Alper
- Roteiro: Özcan Alper
- Adaptação: livro de Kemal Varol
- Gênero: drama
- Duração: 102 minutos
- País: Turquia
- Ano: 2022
- Classificação: 12 anos