Quinta temporada de Cobra Kai mantém pegada e diversão

Danilo Firmino

Chegando na sua quinta temporada, ‘Cobra Kai’ dispensa maiores apresentações. A série surgiu de uma brincadeira de The Big Bang Theory que afirmava que o famoso “golpe da garça” de Daniel LaRusso (Ralph Macchio) em Johnny Lawrence (William Zabka) no final do torneio do Vale era ilegal e, para completar, defendia que Daniel-San era o verdadeiro vilão do primeiro Karatê Kid! Essa ideia foi a motivação para o surgimento de Cobra Kai, que ganhou destaque com o passar das temporadas, aliando nostalgia, caratê, saudosismo, comédia, muita breguice, drama e romance adolescente digno de Malhação.

A quinta temporada

A nova temporada trás os mesmos elementos já consagrados: retorno de personagens da trilogia clássica, discursos motivacionais com trilha sonora alta para arrancar uma lágrima ou comoção, romance adolescente e muito caratê. Todo mundo briga e em qualquer lugar: na rua, na boate, no colégio, na piscina e às vezes até no dojo. As facilitações de roteiro continuam aos montes: os personagens mudam de país num piscar de olhos, personagens mudam de ideia num piscar de olhos ou depois de diálogos dignos de um “coach” motivacional – repare a mudança de postura de Amanda LaRusso (Courtney Henggeler) em relação ao caratê. A breguice veio com força: nosso adorado Terry Silver (Thomas Ian Griffith) aparece nos locais mais improváveis com seu olhar de “vilão dos anos 80” e temos até um vilão secundário com tapa olho. Em suma: Cobra Kai é uma grande bobagem.

Crédito: Curtis Bonds Baker/Netflix

Clichê delicioso

E aí reside o ouro de Cobra Kai. Ela é simples, nostálgica e muito divertida! Uma série leve, descompromissada, que sabe ser brega e brincar com seus próprios defeitos. Porém, e isso é digno de nota e não é apenas nostalgia. Ao mesmo que dá mais espaço para Chozen (Yuji Okumoto) – que por sinal é o maior acerto da quinta temporada – consegue criar uma trama cativante e empolgante, valorizando também o elenco jovem. Dessa vez, Devon Lee (Oona O’Brien) e Kenny (Dallas Dupree Young) recebem mais destaque, dando a entender que serão mais importantes em uma futura temporada.

Embora acerte bastante, essa temporada tem alguns problemas incômodos. Dessa vez, o retorno dos personagens clássicos pode ser decepcionante, pois as novas aparições pouco adicionam para trama – essas sim um fan service barato. Previsível, o espectador com um pouco mais de atenção raramente vai se surpreender com as viradas e surpresas – nada surpreendentes, diga-se – que são propostas. Além disso, a trama pouco avançou, sendo no fim adicionado um novo e importante elemento que será desenvolvido somente em temporadas posteriores. Isso soma-se ao final que, para muitos, pode soar decepcionante pela inconclusão. 

Crédito: Curtis Bonds Baker/Netflix

Conclusão

Em suma, se você não gosta de Cobra Kai, é difícil que vá se interessar nessa altura do campeonato. Os elementos são os mesmos, com a quinta temporada jogando no seguro para manter uma base fiel de fãs. No entanto, o lado bom dessa estratégia é que os fãs terão exatamente aquilo que esperamos. O lado ruim é que essa falta de ousadia mantém as coisas como estão, sem atrair novos fãs e as vezes deixando um gosto meio amargo na boca – mas só as vezes…

Onde assistir a quinta temporada de Cobra Kai?

A saber, Cobra Kai está disponível para assinantes da Netflix a partir desta sexta (09).

Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso:

https://app.orelo.cc/uA26
https://spoti.fi/3t8giu7

 Trailer da quinta temporada de Cobra Kai, da Netflix

https://www.youtube.com/watch?v=SPqNBE2xTUI

Cobra Kai (Netflix): elenco da quinta temporada

Ralph Macchio
William Zabka
Xolo Maridueña
Vanessa Rubio
Thomas Ian Griffith
Martin Kove
Gianni DeCenzo
Courtney Henggeler
Yuji Okumoto

Ficha Técnica

Título original: Cobra Kai
Criação: Josh Heald,Jon Hurwitz,Hayden Schlossberg
Direção: Jon Hurwitz, Hayden Schlossberg
Roteiro: Doug Moench, Don Perlin, Jeremy Slater
Temporada: 1
Episódios: 6
Duração: 30 minutos
País: Estados Unidos
Gênero: ação, aventura, drama, fantasia, terror
Ano: 2022
Classificação: 14 anos

Danilo Firmino

Danilo Firmino é mestre em história, entusiasta de filmes de terror, RPG e filosofia. Rubro-negro, não perde a chance de ir ao Maracanã mesmo com o Flamengo não merecendo. Apaixonado por metal, mas permite MPB e músicas anos 80/90 em sua vida - mas isso é segredo.
0

Créditos Galáticos: