‘O Santo de Todos’ perde oportunidade de se aprofundar sobre Claret
Wilson Spiler
Em 1930, o escritor e intelectual Azorín descobriu um engano que havia sido propagado por quase 60 anos: a vida e obra do Arcebispo espanhol Antonio María Claret, fundador dos Missionários Claretianos, havia sido adulterada. A partir desse fato, o filme O Santo de Todos leva o público a conhecer a história e o pensamento sobre o arcebispo de Cuba e, posteriormente, confessor da rainha Isabel II.
O drama do diretor Pablo Moreno conta a história a partir da ótica de Azorín, que teria descoberto o que de fato aconteceu com o religioso. É um relato contemporâneo do jesuíta, que foi ameaçado por diversas vezes somente por defender direitos humanos e sociais.
Leia também:
‘Morte, Morte, Morte’ é um belo retrato da Geração Z
‘Lavra’ mostra como as tragédias se repetem e nós não aprendemos
‘Mais que Amigos’ é como qualquer comédia romântica, com suas armadilhas e clichês
Superficial
No entanto, o subtítulo “A Vida e Missão de Santo Antônio Maria Claret” acaba enganando um pouco o espectador. Isso porque passa a ideia de que o enredo revelaria detalhes do religioso como conselheiro e confidente da Rainha, assim como de episódios importantes de sua vida.
Excetuando a narrativa que mostra o arcebispo enfrentando a escravidão em Cuba, que era colônia da Espanha à época, toda a trama acaba sendo muito superficial, não se aprofundando no que realmente importava. Dessa forma, O Santo de Todos acaba se tornando um filme ‘nichado’, para um público específico que admira a história do jesuíta.
Além disso, no quesito cinematográfico, o longa-metragem tem algumas falhas bem visíveis na montagem, o que pode incomodar um cinéfilo mais exigente. No mais, a história fascinante de Claret é o grande chamariz do longa, que perde a oportunidade de abraçar um público maior por não saber exatamente com quem quer conversar.
Onde assistir ao filme O Santo de Todos – A Vida e Missão de Santo Antônio Maria Claret?
A saber, O Santo de Todos – A Vida e Missão de Santo Antônio Maria Claret estrou na quinta-feira, 6 de outubro de 2022, exclusivamente nos cinemas brasileiros.
Aliás, está de olho em algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do ULTRAVERSO:
Trailer do filme O Santo de Todos – A Vida e Missão de Santo Antônio Maria Claret
https://youtu.be/sPIO59RBLGM
O Santo de Todos – A Vida e Missão de Santo Antônio Maria Claret: elenco do filme
Antonio Reyes
Carlos Cañas
Alba Redondo
Ficha Técnica do filme O Santo de Todos – A Vida e Missão de Santo Antônio Maria Claret
Título original do filme: Claret
Direção: Pablo Moreno
Duração: 115 minutos
País: Espanha
Gênero: biografia
Ano: 2020
Classificação: 14 anos