Super Quem Heróis Por Acidente crítica do filme 2022

Foto: Divulgação

‘Super Quem?’ desperdiça ideia promissora

Bruno Oliveira

Todo gênero que alcança um grande sucesso, após o seu auge enfrenta uma grande onda de filmes paródia. Isso ocorreu com o faroeste e também com o terror, e agora parece que é a vez dos super-heróis. Embora “Super-Herói: O Filme” tenha sido lançado em 2008, o estilo acabou não vingando.

Agora está para estrear nos cinemas mais uma paródia chamada Super Quem? – Heróis por Acidente (Super-héros Malgré Lui), uma produção franco-belga que não tem medo de ser ridícula e que tem os principais heróis da atualidade como inspiração.

Leia também:

‘O Desconhecido’ foca no drama e foge do lugar-comum

‘A Escola do Bem e do Mal’ tinha potencial para mais

Novo ‘Hellraiser’ adapta o conceito ao mundo contemporâneo

Sinopse

Cédric (Phillipe Lacheau) é um ator fracassado que está tentando o papel para um filme de super-herói chamado “Badman” (qualquer semelhança não é mera coincidência). Após o ator favorito para o papel sofrer um acidente grave, enfim, ele é escolhido.

No momento em que o personagem está no set de filmagens, recebe uma ligação de sua irmã dizendo que seu pai está internado no hospital. Preocupado, ele sai correndo para ver se seu patriarca está bem, com o detalhe que vai customizado como o herói. No caminho, nosso protagonista sofre um acidente e perde a memória. Agora, ele realmente acha que é o herói que interpretaria.

Diversão com vergonha alheia

O filme Super Quem? é um grande besteirol que diverte em alguns momentos e que causa uma certa vergonha em outros. Algumas risadas são conquistadas ao longo da projeção, assim como piadas duvidosas questionam o espectador se isso é bom ou ruim demais. Isso resume bastante o meu sentimento geral sobre a obra.

O seu plot inicial é incrível de verdade e diria que é até genial. Mas me parece que a ideia nasceu em uma mesa de bar e que não conseguiram transpor toda a sua genialidade para a tela.

Metalinguagem

Super Quem? quase nos proporciona um caso de metalinguagem usando situações que poderiam ser reais aqui. O ator que interpreta o vilão é um astro renomado, mas que resolve fazer um filme de super-herói pra poder pagar as dívidas. Isso me soa tão real que tenho a impressão de que é baseado em alguém.

Todas as piadas que surgem disso e do fato do nosso protagonista achar que é um herói de verdade são boas. Mas aí, toda produção paródica tem que meter aquele humor escatológico e exagerado que me tira completamente e me faz revirar os olhos.

Por incrível que pareça, o filme dentro do filme é excelente. Todas as cenas gravadas de “Badman” são boas demais. Fato que me fez até mesmo crer que tinha uma obra real dessa história. Isso se torna ainda mais impressionante por ele ter mais qualidades do que o próprio Super Quem?. Uma pena que essas cenas ocorrem poucas vezes durante a projeção, mas são o suficiente para nos divertir bastante.

Conclusão

Achei tudo bem fraco, mas conheço bastante gente que irá se escangalhar de rir com Super Quem?. A diversão momentânea pode existir, mas não tira o fato de ser uma obra ruim. As melhores piadas estão no trailer e sobrou bem pouco para se ver em tela.

A direção e atuação são as esperadas para obras do tipo. Ou seja, nada demais e tudo com um exagero maior. Para os fãs da Marvel, vale demais a cena em que os personagens principais fazem alusões direta aos heróis da Casa das Ideias.

Onde assistir ao filme Super Quem (2022)?

A saber, Super Quem – Heróis por Acidente estreia na próxima quinta-feira, dia 27 de outubro de 2022, exclusivamente nos cinemas brasileiros.

Aliás, está de olho em algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do ULTRAVERSO:

https://app.orelo.cc/uA26

https://spoti.fi/3t8giu7

Trailer do filme Super Quem (2022)

Super Quem (2022): elenco do filme

Philppe Lacheau

Julien Arruti

Tarek Boudali

Élodie Fontan

Alice Dufour

Ficha Técnica do filme Super Quem (2022)

Título original do filme: Super-héros Malgré Lui

Direção: Philippe Lacheau

Roteiro: Philippe Lacheau, Julien Arruti e Pierre Dudan

Duração: 82 minutos

País: França e Bélgica

Gênero: Comédia

Ano: 2021

Classificação: 14 anos

Bruno Oliveira

0

Créditos Galáticos: