‘Clemência’ instiga o público a refletir sobre a pena de morte
Daiane Cavalcante
Chega ao catálogo da Netflix o filme Clemência, lançado em 2019, que aborda a história de Anthony Woods (Aldis Hodge), um prisioneiro condenado à morte, e Bernadine Williams (Alfre Woodard), uma carcereira que enfrenta diversos problemas internos relacionados ao seu duro trabalho.
Lidar com todo o esquema prisional e ordens governamentais que podem mudar em questão de segundos acaba atormentando não só Bernadine como outros profissionais envolvidos na gestão da segurança da prisão. Como uma profissional íntegra e respeitada entre os demais funcionários, a carcereira entra em conflito com seus pensamentos por vivenciar uma execução fora do normal entre um dos condenados. Após esse episódio, Bernadine começa a ter pesadelos e pensamentos perturbadores, que acabam afetando seu casamento.
Em paralelo, o longa apresenta um dos presos sentenciado a 15 anos de prisão e execução. Woods segue introvertido a maior parte do tempo e manteve maior ligação afetiva com seu advogado Marty. A esperança por clemência é o que move ambos durante anos.
Leia também:
Netflix capricha na programação de novembro de 2022
Entre altos e baixos, ‘Depois do Universo’ cumpre o seu objetivo
Curta duração de ‘Roubando Mussolini’ ajuda e atrapalha
Pena de morte é legalizada nos EUA?
A saber, ainda hoje é permitida a execução de presos por crimes de extrema nos Estados Unidos. Na trama, muitos grupos sociais buscam a extinção e revolta nas decisões judiciais em prol da vida. E essa questão social atormenta gradativamente Bernadine.
Clemência deixa claro sua relevância e instiga o público a refletir sobre a temática da pena de morte, uma vez que pode ser julgado a execução um inocente. Assim, como Anthony Woods declarava até o último minuto.
O filme pode ser considerado uma fonte de informação acerca do tema por apontar fortes características do esquema político-social das regiões que adotaram esse tipo de medida de segurança. Por mais bruta e dura que seja a realidade, a trama consegue transmitir o peso de conduzir os presos com diferentes histórias e casos.
Onde assistir ao filme Clemência?
A saber, Clemência estreou recentemente no catálogo da Netflix.
Aliás, está de olho em algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do ULTRAVERSO:
Trailer do filme Clemência
Clemência: elenco do filme
Alfre Woodard
Wendell Pierce
Aldis Hodge
Richard Schiff
Ficha Técnica do filme Clemência
Título original do filme: Clemency
Direção: Chinonye Chukwu
Roteiro: Chinonye Chukwu
Duração: 113 minutos
País: Estados Unidos
Gênero: drama
Ano: 2022
Classificação: 14 anos