‘Carvão’ é um verdadeiro filme-denúncia
Wilson Spiler
Primeiro longa da premiada diretora de curtas Carolina Markowicz, o filme Carvão estreia nos cinemas brasileiros nesta quinta-feira, dia 03 de novembro de 2022. A produção, que foi exibida no Festival do Rio 2022, traz no elenco principal Maeve Jinkings, Romulo Braga, Camila Márdila e o argentino César Bordón.
Sinopse
Na trama, Irene (Maeve) e seu marido Jairo (Braga) têm uma pequena carvoaria no quintal de casa, numa cidade do interior. O casal tem um filho pequeno, Jean (Jean Costa), e o pai dela não sai mais da cama, não fala, não ouve. Mas tudo muda quando eles decidem hospedar em sua casa, em troca de uma boa quantidade em dinheiro, um estrangeiro misterioso, interpretado por Bordón (Relatos Selvagens).
A chegada do homem, um sujeito pouco simpático que não fala português, transforma, não necessariamente para melhor, a dinâmica da vida da família de Irene, além de os colocar risco, a ponto de ela pensar se aquilo tudo vale a pena. Assim, nenhum dos familiares – e muito menos o próprio hóspede -, vê suas expectativas cumpridas.
Leia também:
‘Kevin’ se destaca pelo trivial
‘A Luz do Demônio’ é tudo que você já viu sobre o gênero
Novembro na Mubi tem clássico cult de Lars Von Trier e filmes do Cabíria Festival
Normalização do absurdo
Mesmo sem abordar política diretamente, Carvão toca em uma questão crucial – e atual – no Brasil: a normalização do absurdo. Diante do momento em que estamos vivendo, com a não aceitação da vitória de Lula na eleição presidencial, com bolsonaristas bloqueando estradas e um presidente – ainda em seu mandato – acovardado e recluso, o filme de Carolina Markowicz chega em boa hora.
A própria diretora confirmou o conceito da obra em entrevista recente à “Variety” e tenta entender como chegamos a esse ponto no Brasil. “Ouvimos nosso presidente dizer que preferiria ter um filho morto a um filho gay. Ouvimos o executivo da maior seguradora de saúde dizer que foram orientados por seus CEOs a deixar as pessoas morrerem durante a pandemia porque ‘morte é alta hospitalar’”, afirmou a cineasta à publicação norte-americana.
Retrato de um Brasil pouco conhecido e investigado
Rodado em Joanópolis, no interior de São Paulo, Carvão relata bem o que acontece frequentemente em ambientes rurais e conversados pelo Brasil. O filme joga luz a questões muito relevantes que ocorrem nos mais diversos cantos do país. Se você tem dúvidas quanto a isso, recentemente o “Profissão Repórter” flagrou uma tentativa de assédio eleitoral antes do segundo turno das eleições de 2022 em Sapucaia, em Mato Grosso do Sul, município que fronteira com o Paraguai.
Com uma direção centrada em focar no absurdo e atuações magníficas – destaque para a sempre brilhante Maeve Jinkings e para o jovem Jean Costa – Carvão é um retrato de um Brasil pouco conhecido – e pouco investigado. Um verdadeiro filme-denúncia que merece atenção do grande público.
*Filme visto no Festival do Rio 2022
Onde assistir ao filme Carvão (2022)?
A saber, Carvão estreia nesta quinta-feira, 3 de novembro de 2022, exclusivamente os cinemas brasileiros.
Aliás, está de olho em algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do ULTRAVERSO:
Trailer do filme Carvão (2022)
Carvão (2022): elenco do filme
Maeve Jinkings
César Bordón
Jean Costa
Camila Márdila
Romulo Braga
Pedro Wagner
Aline Marta
Ficha Técnica do filme Carvão (2022)
Direção: Carolina Markowicz
Roteiro: Carolina Markowicz
Duração: 151 minutos
País: Turquia
Gênero: drama
Ano: 2022
Classificação: 12 anos