Não Vá crítica do filme turco da Netflix 2022

Foto: Netflix / Divulgação

‘Não Vá’: novo drama turco da Netflix é sensível e emocionante

Wilson Spiler

Términos de relacionamento nunca são fáceis de lidar. Muitas pessoas demoram a superar ou jamais conseguem tocar a vida para a frente. Dependendo de como as coisas acabam, pode ser um trauma carregado por toda a vida. Esse é o mote do filme Não Vá (Kal), novo drama turco que acaba de estrear no catálogo da Netflix.

Na trama, o término repentino Defne (Dilan Çiçek Deniz) com Semih (Burak Deniz) deixa o homem abalado. O protagonista sai, então, em busca de respostas sobre o motivo pelo qual o relacionamento não deu certo se confrontando diretamente com o seu passado.

Não Vá é um exemplar muito interessante de como o cinema turco vem progredindo a passos largos. Se antes as produções apelavam para tramas extremamente melodramáticas a fim de emocionar, agora elas transbordam sensibilidade e evoluem com técnicas de filmagem dos mais altos padrões.

Leia também:

Nada de novo sob o sol em ‘Bala Perdida 2’

‘Medieval’: a brutalidade e o discurso hipócrita cristão

‘O Cavaleiro do Rei’ ainda não é bom, mas eleva o patamar do cinema nigeriano

Montagem e roteiro

O longa de Ozan Açiktan, mesmo diretor do cativante “Memórias de Verão”, também da Netflix, bebe de fontes como “História de Um Casamento” e “Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças”, dois dos melhores filmes de romance dramático do século 21.

A montagem, entremeando o presente e o passado mostrando o antes e depois do relacionamento entre Semih e Defne, é um deleite para quem aprecia a sétima arte. Açiktan utiliza a câmera com inteligência para transportar o espectador para dentro da tela e se juntar à dor do protagonista, bem como ao seu crescimento como pessoa.

O texto de Sami Berat Marçali– que também foi responsável por “Memórias de Verão” – é singelo e sensível, sem precisar de uma trilha sonora gritante e modorrenta como algumas produções dramáticas investem. Os diálogos tocam no âmago do espectador, que pouco a pouco, vai percebendo que o personagem de Semih comete erros e tem culpa no cartório. Mas que, mesmo diante de suas imperfeições, merece a chance de continuar tocando a sua vida da melhor forma possível.

Onde assistir ao filme Não Vá (2022)?

A saber, Não Vá estrou nesta sexta-feira, 11 de novembro de 2022, exclusivamente no catálogo da Netflix.

Aliás, está de olho em algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do ULTRAVERSO:

https://app.orelo.cc/uA26

https://spoti.fi/3t8giu7

Trailer do filme Não Vá (Netflix)

Não Vá (Netflix): elenco do filme

Burak Deniz

Dilan Çiçek Deniz

Ceyda Düvenci

Berrak Tüzünataç

Ficha Técnica do filme Não Vá (Netflix)

Título original do filme: Kal

Direção: Ozan Açiktan

Roteiro: Sami Berat Marçali

Duração: 117 minutos

País: Turquia

Gênero: drama, romance

Ano: 2022

Classificação: 14 anos

Wilson Spiler

Will, para os íntimos, é jornalista, fotógrafo (ou ao menos pensa que é) e brinca na seara do marketing. Diz que toca guitarra, mas sabe mesmo é levar um Legião Urbana no violão. Gosta de filmes “cult”, mas não dispensa um bom blockbuster de super-heróis. Finge que não é nerd.. só finge… Resumindo: um charlatão.
0

Créditos Galáticos: