Força Bruta crítica do filme 2022

Foto: Paris Filmes / Divulgação

Apesar de certa ingenuidade, ‘Força Bruta’ rende ótimos momentos

Wilson Spiler

Protagonizando por Ma Dong-seok (“Eternos” e “Invasão Zumbi”), o filme Força Bruta (Beomjoidosi 2), que estreia em 24 de novembro nos cinemas brasileiros, é uma sequência do filme “Beomjoidosi”, de 2017. O longa não chegou ao Brasil, mas fez um estrondoso sucesso na Coreia do Sul, se tornando a terceira maior bilheteria daquele ano no país.

A trama original foi baseada em uma história real, com a o detetive Ma Seok-do (Dong-seok) tentando manter a paz em Seul, capital sul-coreana, enquanto duas gangues locais lutam pelo território do bairro. Nesta continuação de 2022, inteligentemente, o título em português não dá a ideia de uma sequência, funcionando como se fosse o início de uma franquia ou apenas mais um filme de ação.

Mas não é preciso assistir à obra original para entender Força Bruta. Os personagens são bem apresentados e não há também grande profundidade neles. É uma história única, sem ligação direta com o que acontece no primeiro filme. De fato, um ponto positivo para quem cai de paraquedas nessa aventura.

Leia também:

A24 divulga primeiro trailer do aguardado ‘The Whale’

‘Não Vá’: novo drama turco da Netflix é sensível e emocionante

‘Armageddon Time’ é um desperdício de talentos

Vibe oitentista/noventista

Em Força Bruta, Dong-seok volta a encarnar o detetive Ma Seok-do, que agora tem uma nova missão: repatriar um fugitivo que está no Vietnã. O protagonista, ao lado do Capitão Jeon Il-man (Guy-hwa Choi), percebe que há algo de estranho com o excesso de boa vontade do suspeito em se entregar e revelar crimes cometidos por um assustador assassino chamado Hae-sang (Sukku Son). Ma e sua equipe começam a investigação nos dois países seguindo a trilha sangrenta deixada por Sang.

Ma Dong-seok dá vida a um policial que utiliza a força física de uma forma exagerada para executar suas missões. A força do detetive é avassaladora, mas ele não tem nenhum poder especial, afinal, estamos lidando com um filme mais pé no chão, sem qualquer ligação com super-heróis ou algo sobrenatural.

Força Bruta carrega uma vibe oitentista/noventista, lembrando muitas vezes o clima bem-humorado de produções como “Máquina Mortífera” ou “48 Horas”. Mesmo não funcionando tanto como dupla, a referência está bem clara durante os 106 minutos de projeção.

Ótimas cenas de ação

O longa-metragem tem ótimos momentos, com excelentes cenas de ação, incluindo um plano-sequência excepcional de tirar o fôlego. O vilão interpretado por Sukku Son também é excelente. Mas a brutalidade prometida no título fica apenas na força do detetive. É bem verdade que algumas ações dos criminosos são violentas, mas a câmera – talvez para reduzir a classificação indicativa – desvia o olhar para as consequências dos atos, apenas dando a entender sobre o que aconteceu.

Aliás, Força Bruta, em determinados momentos, parece até um pouco ingênuo. Não pelas piadas ou excesso de humor, mas por um detalhe bem peculiar: os criminosos e a polícia não usam armas de fogo. Exceto por um momento, onde um bandido ameaça a vida do detetive com um revólver, os meliantes do filme estão sempre munidos de facas (ou até enxada, em uma cena específica). O próprio policial, diante de uma possibilidade real de ser alvejado, se defende utilizando somente as mãos. Em uma produção cuja polícia está sob foco de atenção, é difícil deixar esse detalhe passar batido.

Apesar disso, Força Bruta diverte tanto nas cenas de luta quanto no bom-humor que o filme carrega. Está longe de ser um dos melhores filmes do ano, mas cumpre bem o seu papel e sai um pouco do mais do mesmo das obras de ação atuais. A sequência, que, até o momento, rendeu US$ 101 milhões mundialmente (quase o dobro da produção original, que arrecadou US$ 52 milhões), já tem uma nova continuação em produção. Tomara que ela também chegue ao Brasil.

Onde assistir ao filme Força Bruta (2022)?

A saber, Força Bruta estreia na quinta-feira, 24 de novembro de 2022, exclusivamente os cinemas brasileiros.

Aliás, está de olho em algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do ULTRAVERSO:

https://app.orelo.cc/uA26

https://spoti.fi/3t8giu7

Trailer do filme Força Bruta (2022)

Força Bruta (2022): elenco do filme

Ma Dong-seok

Sukku Son

Gwi-hwa Choi

Ficha Técnica do filme Força Bruta (2022)

Título original do filme: Beomjoidosi 2

Direção: Sang-yong Lee

Roteiro: Min-Seong Kim

Duração: 106 minutos

País: Coreia do Sul

Gênero: ação

Ano: 2022

Classificação: a definir

Wilson Spiler

Will, para os íntimos, é jornalista, fotógrafo (ou ao menos pensa que é) e brinca na seara do marketing. Diz que toca guitarra, mas sabe mesmo é levar um Legião Urbana no violão. Gosta de filmes “cult”, mas não dispensa um bom blockbuster de super-heróis. Finge que não é nerd.. só finge… Resumindo: um charlatão.
0

Créditos Galáticos: