‘Terrifier’ poderia ser bom, mas opta pelo caminho comum
Cadu Costa
Filmes de terror possuem um público fiel, mas são cada vez mais raros de agradarem algo além disso. Quando são despretensiosos, até divertem mas acabam perdendo a identidade e é isso que acontece com Terrifier, filme de de 2016 que chega agora ao catálogo do Amazon Prime Vídeo.
Recentemente, surgiu uma polêmica envolvendo o filme pois sua sequência tem feito pessoas vomitarem e abandonarem as salas de cinema nos EUA. Por aqui, “Terrifier 2” foi confirmado e, em breve, os fãs brasileiros poderão ter a sua chance de chamar o velho Raul.
Mas se for na mesma linha do primeiro longa, podem esquecer. O problema de Terrifier não é nem não se assumir como trasheira que é, mas sim a gente ser levado para um caminho e o filme mudar para outro justamente quando soaria diferente dos outros.
Leia também:
‘Natal com Você’: a cópia da cópia da cópia…
‘O Milagre’ faz uma reflexão sobre o fanatismo religioso
‘Overdose’ cumpre seu papel de bom thriller policial
Slasher típico
A trama é um slasher típico, aqui vindo na figura do maníaco Art, o Palhaço, interpretado pelo desconhecido David Howard Thornton. Numa noite de Halloween, duas amigas ficam nas mãos do assassino aterrorizante que faria o Pennywise parecer o Bozo. Aliás, é a atuação insana do ator que prende a atenção do telespectador. O protagonista é cruel, lunático, parece um Coringa sanguinário e muito mais louco e absurdo.
Nisso, o diretor – e idealizador de tudo – Damien Leone acerta bem. Apesar de muito gráfico logo nas primeiras cenas, o nível de violência não choca tanto, mas o sadismo sim. Art não parece como um serial killer qualquer, mas uma força que somente sai para matar e criar o medo. Há uma sensação teatral, tanto em sua linguagem corporal quanto nos assassinatos horríveis.
Homenagem em demasia
Obviamente, se enxerga uma tentativa de homenagear os filmes de terror da década de 1980 com este assassino verdadeiramente perturbador e alguns elementos divertidos, mas o grande problema de Terrifier é que, justamente em seu ato final, sua identidade se perde.
Talvez o excesso de lembranças a outras obras tenha sido demais e o que era diferente se tornou comum. Apesar da interpretação fenomenal de David Howard Thornton e os efeitos práticos de gore, o filme carece de história ou mais personagens para investir. Por fim, acaba se assumindo como uma peça ‘torture porn’ insípida e mesquinha, sem nada a dizer.
Onde assistir ao filme Terrifier (2016)?
A saber, Terrifier foi incluído recentemente no catálogo do Amazon Prime Video.
Aliás, está de olho em algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do ULTRAVERSO:
Trailer do filme Terrifier (2016)
Terrifier (2016): elenco do filme
David Howard Thornton
Jenna Kanell
Samantha Scaffidi
Ficha Técnica do filme Terrifier (2016)
Título original do filme: Terrifier
Direção: Damien Leone
Roteiro: Damien Leone
Duração: 82 minutos
País: Estados Unidos
Gênero: terror
Ano: 2016
Classificação: 18 anos