‘Irmãos de Honra’ entrega um bom drama de guerra
Bruno Oliveira
Não sei se já notaram ou se até já sabem disso, mas em produções sobre a Segunda Guerra Mundial nunca vemos um negro nas Forças Armadas norte-americanas. Isso acontece porque eles realmente não podiam se alistar. No máximo eram vistos em funções secundárias como servente ou ajudante de cozinha. Isso mudou somente após esse terrível evento e, em 1950, já podemos ver alguns nas funções de soldados mesmo. O filme Irmãos de Honra (Devotion) conta a história do primeiro piloto de caça negro da força aérea norte-americana.
Leia também:
‘Noite Infeliz’ é o filme de Natal que você tanto esperava
‘Plano A’ mostra que o mundo poderia ser ainda pior
Cinépolis inicia pré-venda de Avatar 2
Sinopse
Meses antes de iniciar a Guerra da Coreia conhecemos Jesse Brown (Jonathan Majors), o primeiro piloto negro da Marinha norte-americana; e seu colega também piloto Tom Hudner (Glen Powell). Os dois começarão uma grande amizade que culminará em plena Guerra da Coreia. Juntos, desafiarão o preconceito e farão sacrifícios heroicos para salvar seus companheiros.
Drama de guerra
Irmãos de Honra é um daqueles dramas de guerra que dão gosto. É uma obra longa, com 139 minutos de duração e bem dividida do jeito que tem que ser. Em sua primeira metade conhecemos a vida dos personagens principais. Como eles são, como lidam com a vida e como é sua relação com suas próprias famílias. Na segunda metade é que começamos a pegar o pedaço da guerra em si e como ela pode destruir sonhos e criar vínculos eternos. Poderia chamá-lo de clichê no seu formato, mas o filme é tão bom que chamá-lo assim pode soar pejorativo.
Essa construção de personagens é imprescindível para o seu desfecho. Reclamo tanto disso por aqui que quando fazem direitinho fico até emocionado. A produção faz você se importar, comprar a briga e se emocionar em seus momentos finais. Não gostaria de contar nada a mais sobre o ilme, pois acho que poderia vir a perder a graça. Se não conhece a história real, não vá atrás de saber. Apenas veja e se sinta imerso nessa grande história que está sendo contada.
Combate ao racismo
Se hoje em dia ainda vemos o racismo escancarado na nossa cara, imagina isso há 70 anos. Ainda mais se falarmos de um piloto negro na Marinha norte-americana, onde era predominantemente dominada pelos brancos. A atuação de Jonathan Majors nesses momentos em que o racismo é debatido é simplesmente espetacular. Vê-lo chorando comove muito e é impossível nao ficar com os olhos pelo menos marejados.
Irmãos de Honra não cai naquela armadilha de ficar mostrando o preconceito entre as pessoas próximas dele para que ganhe respeito depois e possa ser visto como herói. É muito mais sutil. O seu grupo de amigos, junto com seus comandantes, fica sempre do seu lado. O que ele sofre aqui é mais velado, algo mais institucional, enraizado na cultura. Falamos de algo muito mais intrínseco como a confiança. Esse é o ponto forte do roteiro e é o que nos faz entender o nosso protagonista muito melhor.
Conclusão
Faltou pouco para Irmãos de Honra se tornar um épico do gênero. Talvez uma direção um pouco mais apurada aumentasse esse status. Não que o filme seja ruim, mas acaba sendo apenas decente em algo que poderia ser um pouco mais ousado. Não temos muita ação. As cenas são bem pontuais e muito bem-feitas por sinal. O longa se concentra no drama realmente, mas quem curte um pouco de batalhas aéreas não sairá decepcionado. Jonathan Majors arrebenta e, para mim, já é um dos grandes atores dessa década. Um bom filme para quem gosta de um drama de guerra.
Onde assistir ao filme Irmãos de Honra (2022)
A saber, Irmãos de Honra estreia exclusivamente nos cinemas nesta quinta-feira, 08 de dezembro de 2022.
Aliás, está de olho em algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso:
Trailer do filme Irmãos de Honra (2022)
Elenco do filme Irmãos de Honra (2022)
Jonathan Majors
Glen Powell
Christina Jackson
Thomas Sadoski
Joe Jonas
Daren Kagasoff
Spencer Neville
Ficha Técnica do filme Irmãos de Honra (2022)
Título original do filme: Devotion
Direção: J. D. Dillard
Roteiro: Jake Crane e Jonathan Stewart, baseado no livro escrito por Adam Makos
Duração: 139 minutos
País: Estados Unidos
Gênero: Drama, Guerra
Ano: 2022
Classificação: 12 anos