Um Natal Cheio de Graça crítica do filme brasileiro da Netflix 2022

Foto: Netflix / Divulgação

‘Um Natal Cheio de Graça’ é aquele filme ruim com sucesso garantido

Bruno Oliveira

Essa safra de filmes natalinos de 2022 está sendo bem difícil, ainda mais oriundos da Netflix. Além do acervo nigeriano que foi meu grande algoz desse ano, coloco os natalinos juntos nesse patamar. Todos ruins e sem algo de verdadeiramente bom para comentar.

O filme Um Natal Cheio de Graça também não se salva dessa maré de produtos feito a toque de caixa. Por ser nacional, pensei que pudesse me dar algo novo e minimamente divertido. Recebi apenas atuações ruins, roteiro cliché e um tom de canastrice que foi duro de levar até ao final.

Leia também:

‘O Paciente Perdido’ vai além do mais do mesmo dos filmes da Netflix

‘O Diário de Noel’ repete clichês, mas com algumas boas surpresas

‘O Bom Garoto’ desperdiça oportunidade de ser um diferencial para adolescentes

Sinopse

Carlinhos (Sergio Malheiros) é um jovem herdeiro de uma família rica que trabalha muito para ser o próximo presidente da empresa. Na véspera de Natal, o protagonista resolve pedir sua namorada em noivado, mas, para sua surpresa, ela o estava traindo em sua própria casa.

Assustado, ele sai de casa e dá de cara com Graça (Gkay), o qual a conhece de uma forma muito peculiar. Para evitar uma humilhação maior, resolve que é uma boa ideia levá-la no jantar de família como sua nova namorada. Lá, Graça vai colocar a vida de todos de pernas para o ar ao mesmo tempo que esconde um segredo.

Muitos pontos negativos e pouco salva

A melhor coisa do longa, para mim, foram as interpretações de alguns atores, não todos, digo principalmente sobre os comediantes. Além deles, temos Sergio Malheiros, que parece que foi o único ator que levou essa história a sério e que me convenceu o mínimo que seja. Também achei ele bastante carismático a ponto de torcer para que ele consiga um trabalho melhor e que o faça se destacar mais. Pronto. Esses são os pontos positivos.

Gkay era para ser a alma da história e a pessoa a darmos gargalhada. Não funcionou. Ela até emite alguns bons comentários, mas, em sua grande maioria, são sem graças e com um tom muito forçado. Nesse ano mesmo eu a elogiei quando ela faz uma participação especial em “Me Tira da Mira”. Achei a influencer bem e engraçada, mas aqui ela não mostrou nada disso. Apenas um estereótipo da pessoa que veio para mudar a vida da outra sem medir nenhuma consequência.

O roteiro também não ajuda em nada. Tanto nas situações quanto nos próprios diálogos, que são pobres e previsíveis. A cena em que os nossos dois protagonistas se conhecem beira o vexame de tão ruim e forçada. Eu quis parar aí, mas continuei. O que são também todos aqueles estereótipos sobre os familiares de Carlinhos? Na intenção de criar uma família disfuncional, eles vieram com pessoas esnobes, metidas e dignas de virarem o nariz para qualquer um. Certamente fizeram inveja à Família Addams no quesito gente estranha e fora da realidade. Posso estar exagerando um pouco, mas esse foi meu sentimento.

Conclusão

Como conheço meu ‘eleitorado’, acredito que eles vão amar Um Natal Cheio de Graça. Tudo o que falei passará batido e só o que vai sobrar é uma grande diversão em família no final das contas. As pessoas amam a Gkay e isso é a certeza de sucesso na Netflix. Em breve, vejo esse título como o mais visto no Brasil. A locadora vermelha não dá ponto sem nó. Eles sabem o que fazem, mesmo que a qualidade não seja boa. O sucesso vem de qualquer jeito. Caso goste de filmes natalinos não importando qual seja, acredito que ele valha a pena. Para o resto, passe longe.

Onde assistir ao filme Um Natal Cheio de Graça (2022)?

A saber, Um Natal Cheio de Graça estreou nesta quinta-feira, 30 de novembro de 2022, no catálogo da Netflix.

Aliás, está de olho em algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso:

https://app.orelo.cc/uA26

https://spoti.fi/3t8giu7

Trailer do filme Um Natal Cheio de Graça, da Netflix

Um Natal Cheio de Graça: elenco do filme da Netflix

Sergio Malheiros

Gessica Kayane (Gkay)

Vera Fischer

Monique Alfradique

Diogo Defante

Leticia Isnard

Gabriel Louchard

Ficha Técnica do filme Um Natal Cheio de Graça (Netflix)

Direção: Pedro Antônio Paes

Roteiro: Carlos Garcia

Duração: 105 minutos

País: Brasil

Gênero: comédia

Ano: 2022

Classificação: 12 anos

Bruno Oliveira

0

Créditos Galáticos: