‘A Vida Mentirosa dos Adultos’ e a transição para a maturidade
Taynna Gripp
Existem muitos mistérios envolvendo a escritora Elena Ferrante, pseudônimo da escritora italiana cuja identidade é mantida em segredo, mas o que todos podem afirmar é que suas obras são extremamente marcantes e adaptáveis. Prova cabal disso foi o lançamento em filme de ‘A Filha Perdida’, vencedora do Oscar de Melhor Roteiro Adaptado. Abordando costumeiramente assuntos que tocam o feminino tão profundamente, chegou ao catálogo da Netflix esse mês a série ‘A Vida Mentirosa dos Adultos’, mais uma obra adaptada e dessa vez dirigida por Edoardo de Angelis.
- ‘O Cangaceiro do Futuro’ diverte com ótimas referências nordestinas
- ‘A Lição’ de que o ódio move montanhas
- ‘Olhar Indiscreto’ é pura apelação
A história
Em A Vida Mentirosa dos Adultos, minissérie de seis episódios de aproximadamente 50 minutos cada, conhecemos Giovanna (Giordana Marengo), uma adolescente criada em Napóles, de uma família relativamente bem sucedida, com acesso à educação e que, como forma de se rebelar, mata aula dançando break em frente ao apartamento em que mora com os pais. Ela não se contenta com a vida que tem e, junto de suas duas melhores amigas, busca um questionamento existencial ao qual não tem muito acesso ainda. Sua vida é perfeita demais para que ela compreenda a dor do mundo, mas, ao ouvir de seu pai que ela se está se tornando igual a sua tia, a protagonista encontra algo ao qual buscar.
Pensando se tratar de uma fala que remete aos traços físicos, a adolescente vai atrás de fotos de Vittoria (irmã sobre a qual o pai mal fala e que ela sequer se lembra de já ter visto entre os familiares). Mas é só quando ambas se encontram, já no fim do primeiro episódio, que entendemos que a fala refletia mais sobre a personalidade de ambas as personagens.
Giovanna e VIttoria
Vittoria representa tudo aquilo que é negado pelo pai de Giovanna. Ela rompeu os desejos de ascensão financeira e vive sua vida de forma humilde e controversa na periferia. Trabalha em projetos voluntários da igreja e desafiao as pessoas com seu nariz sempre em riste. Ao longo dos episódios vamos entendendo tudo que afastou a família, e vamos conhecendo mais dessa personagem que desafia a compreensão imediata. Vittoria amou perdidamente e acabou se envolvendo com um homem casado, sem posses, o que gerou o desentendimento entre os irmãos.
Maturidade
Ao abrir espaço em sua vida para convivência com a tia, Giovanna também começa a notar com os pais podem não ser tão maravilhosos quanto cresceu acreditando ser. Aí entra o maior acerto da série, quando nos colocamos na posição de questionar por que as coisas parecem tão grandes quando somos pequenos e tão menores, quando crescemos. Ao descobrir uma mentira sobre a relação dos pais, todo o mundo perfeito de Giovanna desmorona e ela acessa, pela primeira vez na vida, a sensação de ser adulta: é preciso lidar com suas escolhas, suas renúncias, seus medos e suas próprias mentiras.
Temas importantes
Um retrato da fase de transição para a maturidade, A Vida Mentirosa dos Adultos aborda temas importantes: a idealização dos nossos pais; a realidade de uma burguesia que debate políticas sociais enquanto come frutos do mar e bebe champanhe em casas de luxo; a frustração de ver que, invariavelmente, acabamos nos tornando aquilo que os outros acreditam que somos; o medo pulsante de virarmos cópias dos nossos pais. Como naquela canção da banda Legião Urbana, ‘não quero lembrar que eu minto também’, terminamos a série com o nó preso na garganta e a certeza de que cometemos muitos erros, mas o pior deles vai ser sempre mentir para si mesmo.
Onde assistir ao filme A Vida Mentirosa dos Adultos?
A saber, A Vida Mentirosa dos Adultos está disponível para assinantes da Netflix.
Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso:
Trailer de A Vida Mentirosa dos Adultos, da Netflix
A Vida Mentirosa dos Adultos (Netflix): elenco da série
Valeria Golino
Pina Turco
Giordana Marengo
Alessandro Preziosi
Adriano Pantaleo
Luigi Chiocca
Ficha Técnica
Título original: La Vita Bugiarda Degli Adulti
Criação: Dominic Procacci
Direção: Edoardo De Angelis
Roteiro: Francesco Piccolo, Elena Ferrante, Edoardo De Angelis, Laura Paolucci
Temporada: 1
Episódios: 6
Duração: 50 minutos
País: Itália
Gênero: drama
Ano: 2022
Classificação: 16 anos