‘Como Virei Gângster’: uma intrigante história real, mas muito longa
Bruno Oliveira
Como Virei Gângster é mais um filme polonês que chega à Netflix e que tem como assunto o submundo criminal do país. Essa produção é de 2019 e só está chegando oficialmente para nós nesse início de ano. Há um tempo elogiei as obras oriundas da Polônia e comentei que eles têm criado um bom cinema por lá. Em sua maioria com temáticas de violência, drogas e sexo. Tudo o que o ser humano padrão gosta de ver na tela. Essa é mais uma produção do estilo.
Sinopse
O nosso protagonista, que não possui nome, vivido por Marcin Kowalczyk (“A Atração”), sonha em ser um gângster desde que era criança. Já com o seu intelecto acima dos demais, ele cria planos para enriquecer sempre de forma ilícita. Conforme vai subindo na hierarquia de poder, começa a entrar em uma crise existencial sobre o que está fazendo. Além disso, vai ter que lidar com seu melhor amigo e braço direito, Walden, vivido por Tomasz Wlosok (“Como Me Apaixonei Por Um Gângster”), que é uma bomba relógio e viciado em cocaína.
Leia também:
‘O Pálido Olho Azul’ é uma boa pedida para fugir de filmes adolescentes na Netflix
‘Vingança e Redenção’ é preguiçoso e não está à altura de um dos últimos trabalhos de Bruce Willis
Como Virei Gângster é uma história real?
Logo nos seus créditos inicias, somos avisados que o filme é baseado em uma história real. Apenas os nomes foram mudados para preservar a vida dos que ainda estão vivos. É nessa pegada que começamos e conhecemos o nosso protagonista, que mostra que, desde criança, nunca foi fácil, e que seus pais tinham que ter muito cuidado com ele. Além do intelecto mais apurado que os outros, também tinha uma vontade de brigar gratuitamente apenas para sentir a adrenalina do momento. Uma pessoa viciada em emoções fortes e que procurava problemas para se entreter.
Nos perguntamos até como alguém assim conseguiu viver por tanto tempo. Aos poucos, notamos mudanças no personagem. Ele se apaixona e resolve ter uma vida com com a pessoa amada. A vida passa a ter mais significado e toda aquela adrenalina que parecia suicida às vezes, acaba sendo deixada para lá para que possa viver em paz e em tranquilidade com quem ama. O problema é que, nessa vida onde um come o outro, nada fica em paz para sempre.
Também somos mostrados a um mundo onde existe glamour e a violência em decorrência dos atos praticados. O filme não busca romancear o ato de ser um gângster, mas com muitas tomadas em formato de videoclipes, embaladas em boas músicas, transforma as cenas em algo muito mais divertido. De certa forma, parece, sim, que essa vida vale a pena. Logo depois vemos que não é assim. Afinal, se você sacaneou alguém do passado, é bem capaz que ela queira se vingar em um futuro próximo. Não se esqueça que eu ainda estou falando do longa-metragem.
Conclusão
Como Virei Gângster é um bom filme, com uma boa produção, mas que poderia ter sido melhor. A sua longa duração (140 minutos) nos causa um pouco de fadiga. Mesmo tendo muitos personagens e uma vida inteira para percorrer do protagonista, ainda assim a obra apresenta algumas barrigas que poderiam ter sido enxugadas. As cenas estilizadas são ótimas e na atuação eu destaco Tomasz Wlosok, com boas sequências que nos fazem sentir medo do personagem.
Onde assistir ao filme Como Virei Gângster?
A saber, Como Virei Gângster estreou na Netflix em 4 de janeiro e já está disponível para todos os assinantes.
Aliás, está de olho em algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do ULTRAVERSO:
Trailer do filme Como Virei Gângster, da Netflix
Elenco do filme Como Virei Gângster
Marcin Kowalcyk
Tomasz Wlosok
Natalia Szroeder
Natalia Siwiec
Jan Frycz
Adam Woronowicz
Adam Bobik
Ficha Técnica do filme Como Virei Gângster, da Netflix
Título original do filme: Jak Zostalem Gangsterem. Historia Prawdziwa
Direção: Maciej Kawulski
Roteiro: Krzysztof Gureczny
Duração: 140 minutos
País: Polônia
Gênero: Drama, Policial
Ano: 2020
Classificação: 18 anos