Com ótimas atuações, ‘Os Banshees de Inisherin’ vai do humor à tragédia
Jorge Feitosa
Quando Pádraic (Colin Farrell) passa pela casa de Colm (Brenda Gleeson) para sua costumeira ida ao pub, algo inesperado para ele acontece: o amigo de tantos anos o ignora inexplicavelmente. A indagação dos demais habitantes da pequena ilha da Irlanda em que eles vivem e todos se conhecem é a de que eles estivessem somente brigados, mas a explicação é ainda mais inusitada: Colm não gosta mais de Pádraic.
Com essa premissa quase infantil é que o cineasta e dramaturgo Martin McDonagh constrói o filme Os Banshees de Inisherin (The Banshees of Inisherin), comédia dramática que marca o reencontro dos dois atores com o diretor e roteirista anos após o divertidíssimo “Na Mira do Chefe”.
Leia também:
Globo de Ouro 2023: veja os detalhes da edição
‘Como Virei Gângster’: uma intrigante história real, mas muito longa
Kang é o grande destaque do novo trailer de ‘Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania’: VEJA!
Divisão entre os irlandeses
Ambientado na Irlanda dos anos 1920 durante a guerra civil que marcaria para sempre o país dividido em duas nações pela Coroa Inglesa, o filme lembra constantemente de que a divisão entre os irlandeses está logo ali, com seus tiros e explosões que os personagens ouvem à distância.
Enquanto Colm, em sua solidão e confesso desespero, tenta dar algum sentido à sua vida através da música e Pádraic, por sua vez, não quer nada mais que jogar conversa fora tomando umas.
Tragicômico
Inicialmente uma perspectiva cômica do rompimento de uma amizade, a obra de McDonagh vai ganhando camadas trágicas delineadas não apenas pelas atuações fantásticas de Gleeson e Farrell, mas pelo ponto de vista de Siobhán (Kerry Condon), irmã de Pádraic e sua única amiga agora, além da jumentinha Jenny.
Camadas que vão ganhando contornos ainda mais sombrios com as previsões da Sra. McCormick (Sheila Flitton), o espírito agourento do filme, e do distanciamento na fotografia de Ben Davis, retirada de clássicos do faroeste que ainda inspiraram o figurino.
A história de um conflito entre dois homens por sua decepção com o mundo à sua volta e que vai tornando Os Espíritos de Inisherin tão inóspito quanto a paisagem em que os personagens vivem. E tão frio e duro quanto o ressentimento que eles passam a carregar.
*Filme visto no Festival do Rio 2022
Onde assistir ao filme Os Banshees de Inisherin (2022)?
A saber, Os Banshees de Inisherin foi exibido no Festival do Rio 2022 e tem estreia prevista nos cinemas para 2 de fevereiro de 2023.
Aliás, está de olho em algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do ULTRAVERSO:
Trailer do filme Os Banshees de Inisherin (2022)
Os Banshees de Inisherin: elenco do filme (2022)
Colin Farrell
Brendan Gleeson
Kerry Condon
Pat Shortt
Ficha Técnica do filme Os Banshees de Inisherin (2022)
Título original do filme: The Banshees of Inisherin
Direção: Martin McDonagh
Roteiro: Martin McDonagh
Duração: 114 minutos
País: Irlanda, Estados Unidos, Reino Unido
Gênero: comédia dramática
Ano: 2022
Classificação: 12 anos