‘Procura-se Gonker’ nos traz uma história comum, mas eficiente
Bruno Oliveira
Toda vez que vou assistir a uma produção onde o cachorro é o centro da trama, sempre espero o pior. Trauma de “Marley e Eu”, de 2008. Se tem um assunto que já deixa meu emocional abalado antes mesmo de começar a vê-lo é esse. Não que esse longa tenha um final triste, mas acaba sendo bem emocional a ponto de escorrer alguma lágrima. O filme Procura-se Gonker, certamente, se qualifica nesse quesito de nos trazer emoção, mesmo que o filme em si não seja lá grande coisa.
Sinopse
O jovem Fielding Marshall (Johhny Berchtold) está terminando a faculdade e não sabe direito o que quer da vida. Tendo até mesmo sua namorada terminado com ele para ficar com outro, ele se sente completamente abandonado. Para suprir sua carência, ele adota Gonker, um cachorro que irá fazer seus dias muito melhores. Ao voltar a morar com os pais e descobrir que Gonker sofre da Doença de Addison (que faz com que o cachorro tome injeções mensais para ficar bem), o cachorro se perde na Trilha dos Apalaches. Agora lutando contra o tempo, Fielding e seu pai precisam achar o cachorro o mais rápido possível para que ele possa sobreviver.
Leia também:
Netflix transmite SAG Awards a partir de 2024
Falta profundidade ao documentário ‘O Mochileiro Kai: Herói ou Assassino’
Que o ‘Ruído’ permanente nos tire da inércia
Procura-se Gonker é uma história real?
Estamos aqui diante de mais uma obra baseada em uma história real. Parece que descobriram que a vida pode ser melhor que a ficção. Tudo bem que em um filme podem romancear e colocar da forma como preferir. Afinal, é apenas inspirado e não necessariamente os fatos ocorreram da maneira contada. Deixando esses devaneios para lá, posso dizer que estamos diante de um longa comum, mas que pode vir a emocionar o público que esteja assistindo à película. Ainda mais se você tiver um cachorrinho em casa.
O tempo em que passamos com o cachorro em tela chega a ser proporcionalmente curto, mas é eficiente o suficiente para nos apegarmos a ele. O conhecemos filhote, já grandinho, indo morar com os pais do nosso protagonista e desenvolvendo a doença que será a chave para nos deixarmos na ponta da cadeira até o último minuto. Tudo bem, tinha certeza que ele não acabaria mal, mas fiquei um pouco apreensivo. No momento em que ele some, sentimos aquela pontada no coração que vai nos fazer sofrer até os seus momentos finais.
No decorrer da busca, outras tramas paralelas também são desenvolvidas. A mais importante é a relação de pai e filho. Conflito entre gerações sempre existirão, e querer que um aja como o outro quer sempre foi algo difícil. O fato de nosso protagonista não saber o que quer da vida, não quer dizer que ele seja um vagabundo, mas é justamente o que o pai pensa. Colocar esses entendimentos em ordem também irão fazer parte da jornada. Além disso, temos o dilema da mãe do rapaz que já teve o trauma de perder um cachorro e ter que lidar novamente com isso. No final, são tramas apenas para encher linguiça para os momentos finais.
Conclusão
Procura-se Gonker é o típico exemplar de filme para se ver em família, ainda mais se tiverem um membro canino dentro desse ambiente familiar. A história em si não é lá grande coisa. É bastante comum, mas é um ótimo passatempo para ver com as pessoas queridas em um final de trade. O longa lembra muito qualquer título que passe na “Sessão da Tarde” que contenha algum tipo de animalzinho. Me fez lembrar meu pai, que simplesmente odiava esse tipo de produção. Informações desnecessárias à parte, é um entretenimento simples e eficaz.
Onde assistir ao filme Procura-se Gonker (2023)?
A saber, Procura-se Gonker estreou em 13 de janeiro na Netflix e já está disponível para todos os assinantes.
Aliás, está de olho em algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do ULTRAVERSO:
Trailer do filme Procura-se Gonker, da Netflix
Procura-se Gonker (Netflix): elenco do filme
Johnny Berchtold
Rob Lowe
Kimberly Williams-Paisley
Nick Peine
Ficha Técnica do filme Procura-se Gonker, da Netflix
Título original do filme: Dog Gone
Direção: Stephen Herek
Roteiro: Nick Santora e Pauls Toutonghi
Duração: 95 minutos
País: Estados Unidos
Gênero: drama familiar
Ano: 2023
Classificação: 10 anos