‘Casal em Pé de Guerra’ tem desfecho incoerente com a proposta
Bruno Oliveira
As produções indianas fazem muito sucesso na Netflix. É por isso que, de vez em sempre, aparece um novo título para fazer a alegria dos apreciadores de Bollywood. E o filme Casal em Pé de Guerra (Gatta Kusthi) é o mais novo exemplar a chegar no serviço da locadora vermelha.
O longa é bem característico de obras do tipo, mas tem uma abordagem um pouco diferente e – acredito eu – que polêmica por lá. O machismo é abordado sem medo de consequências. Colocam o dedo na ferida sim e o público mais conservador vai sentir. Por incrível que pareça, aqui nem acho que vá afetar tanto nesse sentido, pois bem ou mal, estamos um pouquinho à frente do que é mostrado no filme, mas nem tanto.
Leia também:
‘About Fate’ exagera em clichês, mas entrega algumas risadas
‘Amor Entre Amigos: O Casamento’ é um desastre
‘Procura-se Gonker’ nos traz uma história comum, mas eficiente
Sinopse
Keerthi (Aishwarya Lekshmi) é uma mulher diferente do habitual. Ela pratica luta livre e, por causa disso, fica difícil de arrumar um casamento. Para isso, ela terá que mentir e fingir ser alguém que não é. Nesse momento, ela conhece Veera (Vishnu Vishal), um machão que acha que as mulheres devem somente agradá-lo sem questionar. O segredo fica guardado até o momento em que ela o salva da morte das mãos de capangas. Se sentindo humilhado, começa uma batalha de ideais entre homens e mulheres que vai acabar somente no tatame de luta livre.
Narrativa feminista que falha no final
Casal em Pé de Guerra originalmente se chama “Gatta Kusthi”, que, em tradução livre e literal, quer dizer “luta livre”. Isso não faz parte exatamente da trama central, mas de todo o escopo do filme. Não só por nossa protagonista fazer essa luta, como o seu final ser todo focado nisso. É justamente esse desfecho que destoa um pouco do restante da produção. Pois ele constrói uma narrativa feminista para, no fim, o herói ser o homem. Isso me soou contraditório e desconexo com tudo o que ele conversou conosco durante toda a projeção.
O nosso protagonista masculino é intragável em quase sua totalidade. É um malandrão que tenta se dar bem o tempo todo e subjugar nossa querida protagonista. Quando ela o salva da morte na frente de todo mundo, em vez de ficar agradecido, ele se sente humilhado. Somente pelo fato de que uma mulher o salvou. Essa humilhação o leva até uma luta final com ela em uma arena para ver quem prevalecerá: o homem ou a mulher.
O único jeito de melhorá-lo seria colocando alguém pior que ele. O que acontece. E é só nesse momento em que o personagem reflete sobre o quão idiota é seu pensamento. Ele derrota o grande vilão e salva a mulher do ataque predatório do inimigo. A luta contra o machismo é o principal foco do longa e acho que falha em seu encerramento. Mesmo que tudo pareça um final feliz e que tudo vai ficar bem entre eles.
Conclusão
Para quem gosta do cinema indiano, posso dizer que vale a pena assistir Casal em Pé de Guerra. De quebra, ainda temos alguns pequenos números musicais que sempre salvam o dia para mim. Fazer o quê? Sou fã. Toda a estranheza cultural da Índia que não conhecemos está lá também. Aqueles costumes que podem parecer bizarros para nós, mas que, por lá, são super normais. No geral, recomendo apenas para os fãs assíduos de Bollywood. Caso não seja um fã dessa arte, passe para o próximo filme da lista.
Onde assistir ao filme Casal em Pé de Guerra (2022)?
A saber, Casal em Pé de Guerra já está disponível para os assinantes da Netflix.
Aliás, está de olho em algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do ULTRAVERSO:
Trailer do filme Casal em Pé de Guerra, da Netflix (2022)
Casal em Pé de Guerra (2022): elenco do filme da Netflix
Vishnu Vishal
Aishwarya Lekshmi
Karunas
Munishkanth
Kaali Venkat
Redin Kingsley
Ajay
Ficha Técnica do filme Casal em Pé de Guerra (2022), da Netflix
Título original do filme: Gatta Kusthi
Direção: Chella Ayyavu
Roteiro: Chella Ayyavu
Duração: 143 minutos
País: Índia
Gênero: comédia, drama, romance
Ano: 2022
Classificação: 12 anos