Herói de Sangue Filme

Foto: Sofá Digital / Divulgação

‘Herói de Sangue’, tem ótima química entre seus protagonistas

Taynna Gripp

Tendo com o plano de fundo a Primeira Guerra Mundial, ‘Herói de Sangue’ é mais uma narrativa familiar do que um filme de guerra. Bakary é um aldeão senegalês que cuida do gado junto com seu filho mais velho Thierno, mas a vida de todos muda quando a França recruta garotos senegaleses para brigar na Europa.

Em um ótimo momento de Omar Sy (Bakary), o filme é livremente baseado na história de milhares de soldados mortos no conflito. Quando Thierno é recrutado, seu pai se oferece para o mesmo pelotão, buscando proteger seu filho, um jovem ainda muito ingênuo.

Leia mais:

’65: Ameaça Pré-Histórica’ não é de todo ruim, mas também não é bom

‘Projeto Renner’ mostra o senso de comunidade e bem-estar alheio do ator

‘Para’í’ é uma ótima pedida para quem aprecia festivais de cinema

Ambos enfrentam suas próprias batalhas quando estão servindo: enquanto Bakary sente que precisa entregar tudo que tem para salvar o filho, Thierno é só um jovem querendo ser parte de algo, buscando aceitação de seus superiores, devoto a uma guerra que não é sua.

Thierno acaba caindo nas graças de seu superior e galgando cargos dentro do exército, em contrapartida, seu pai continua tentando de todo modo fugir e levá-lo embora. Mais do que o massacre que aconteceu com meninos senegaleses, o filme é delicado ao mostrar como os soldados negros eram vistos com desdém e precisavam se provar úteis o tempo inteiro.

Herói de Sangue Filme

Foto: Sofá Digital / Divulgação

Tom poético e familiar

A direção de Mathieu Vadapied, bem como seu roteiro, tem um tom poético e familiar, seus enquadramentos trazem a guerra como estamos acostumados, em uma ou outra cena dentro de trincheiras, a claustrofobia em meio à morte precoce de tantos jovens garotos. As atuações também são um bom destaque do filme, principalmente quando Thierno precisa se provar em cima do pai, o obrigando a atos cruéis.

Um drama bem construído e executado que em nada evoca a figura já tão conhecida interpretada por Omar Sy, Lupin, mas, antes disso, prova o quanto o ator é versátil entregando momentos de dor e desespero, principalmente quando seu plano de fuga dá errado pelas escolhas que o filho faz.
Conceitos como paternidade e lealdade são abordados o tempo inteiro, oscilando entre os personagens, enquanto Bakary é o pai super protetor, Thierno é o homem que está se formando leal aos franceses, não entendendo que ali é só uma peça jogada em um tabuleiro para morrer.

‘Herói de Sangue’, conta, dentro de 1 hora e 38 minutos, com uma ótima química entre seus protagonistas e um enredo desenvolvido a ponto de, culminando para seu terceiro ato, nos deixar angustiados com a iminência de uma tragédia. Um filme muito assertivo sobre todo o terror que o colonialismo trouxe para a vida daqueles que oprimiu, um bom drama de guerra e uma ótima crônica familiar.

Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa

Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso:

https://app.orelo.cc/uA26

https://spoti.fi/3t8giu7

Trailer – ‘Herói de Sangue ‘

Ficha Técnica

Título original: Tirailleurs

Direção: Mathieu Vadepied

Roteiro: Olivier Demangel, Mathieu Vadepied

Elenco: Omar Sy, Alassane Diong, Jonas Bloquet

Duração: 1h 38min. (92 minutos)

Onde assistir: Cinemas

Data de estreia: 19 de abril de 2023

Ano: 2022

País: França

Gênero: Ação, Drama

Classificação:

Taynna Gripp

0

Créditos Galáticos: