Ninguém é de Ninguém Filme

Foto: Sony Pictures do Brasil / Reprodução

‘Ninguém é de Ninguém’ traz uma história espírita que envolve e seduz

Tatiana Aponte

Todo cuidado é pouco quando se decide transformar um livro que vendeu mais de um milhão de cópias em filme. “Ninguém é de Ninguém”  é uma obra fascinante escrita por Zíbia Gasparetto e fundamental para quem deseja conhecer um pouco mais da doutrina espírita, a terceira religião com mais adeptos no Brasil.

Trocando em miúdos, um desafio e tanto para o diretor Wagner de Assis traduzir em filme a história do casal Roberto (Danton Mello) e Gabriela (Carol Castro), Renato (Rocco Pitanga) e Gioconda (Paloma Bernardi). Dois casais jovens e bonitos que têm as suas vidas entrelaçadas e profundamente transformadas por sentimentos avassaladores.

Leia mais:

’65: Ameaça Pré-Histórica’ não é de todo ruim, mas também não é bom

‘Projeto Renner’ mostra o senso de comunidade e bem-estar alheio do ator

‘Para’í’ é uma ótima pedida para quem aprecia festivais de cinema

Roberto é casado com Gabriela e logo no início já somos apresentados à sua possessividade e insegurança, que se agrava após Roberto perder o emprego e depender economicamente da sua esposa. Já Gabriela está em ascensão no trabalho e colhe os frutos do seu sucesso profissional, para a inveja do marido.

Do outro lado estão Renato e Gioconda, casados e sócios do escritório de advocacia onde Gabriela trabalha. De imediato, Gioconda inexplicavelmente se sente ameaçada pela presença de Gabriela, como se pressentisse que ela fosse despertar no marido algum tipo de admiração a qual seria retribuída.

O elemento deflagrador dos conflitos são as inseguranças de Roberto e Gioconda, que para não perderem seus pares decidem por si que vão às últimas consequências para evitar uma separação.

Ninguém é de Ninguém Filme

Foto: Sony Pictures do Brasil / Reprodução

Contornos fantásticos

E é aqui que o filme começa a receber os contornos fantásticos e que geralmente estão presentes em obras desta natureza.

Como se tratam de conflitos internos intensos e sentimentos de ordem muito particular, o diretor precisou transformar estas sensações de posse irracional e ciúmes doentio de alguma forma mensurável ao grande público. Em alguns momentos parece clichê a forma como Roberto e Gioconda articulam a derrocada profissional de Gabriela, ou nos momentos dos seus rompantes emocionais.

Além disso, estes recursos fantasiosos são necessários para explicar como o plano espiritual incide nas vidas dos personagens, sobretudo depois que Roberto contrata os serviços de um profissional para enfeitiçar sua mulher e realizar o pagamento com a própria alma.

Fotografia intensa

Para ajudar a passar estes conceitos, o diretor também lança mão de uma fotografia bastante intensa, com muitos ambientes escuros para retratar o ambiente do casal, recursos sonoros marcados, figurinos e maquiagens que reforçam a ideia mitificada do bem e do mal.

Mas veja bem, essa intensidade é perfeitamente contornável e o resultado final do filme é positivo, pois passa a mensagem de esperança, fé e arrependimento ensinados na obra de Zíbia Gasparetto.

Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa

Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso:

https://app.orelo.cc/uA26

https://spoti.fi/3t8giu7

Trailer – Ninguém É de Ninguém

Ficha Técnica

Título original: Ninguém é de Ninguém

Direção: Wagner de Assis

Roteiro: Wagner de Assis

Elenco: Carol Castro, Rocco Pitanga, Paloma Bernardi, Danton Mello, Stepan Nercessian, Renata Castro Barbosa, Luiz Antonio Pillar, Gleici Damasceno, Charles Myara, Léo Castro, Pedro Guilherme, Dani Gutto, Maria Clara Baldon, Laura Souza, Aline Prado, Natália Rosa, Fabio de Lucca, Renata Canossa, Paty Santana, Nico Salim, Jovan Ferreira

Duração:

Onde assistir: Cinemas

Data de estreia: 20 de abril de 2023

Ano: 2023

País: Brasil

Gênero: Drama

Classificação:

Tatiana Aponte

Olá, eu sou a Tati Aponte e sempre gostei muito de manifestações artísticas, em especial o teatro e o cinema. Resolvi criar o meu blog Tati Aponte (https://www.tatiaponte.com.br/) para dividir com vocês minha paixão. Espero que gostem!
0

Créditos Galáticos: