‘Dos 3 aos 3’ é uma ótima obra e ao mesmo tempo educativa
Bruno Oliveira
Você conhece Emmi Pikler? Bem, eu não conhecia até assistir esse documentário. Ela foi uma pediatra húngara que introduziu novas teorias e que as colocou em prática no orfanato no qual era a diretora. Dito isso, saiba que esse documentário é quase como uma vídeo aula de uma adepta dessa pediatra e nós vemos como ela criou seu filho com essas mesmas técnicas ensinadas por Emmi Pikler (1902 – 1984). Uma ótima obra que é simples e ao mesmo tempo educativa.
Leia mais:
- ‘Scarborough – Um Bairro Canadense’ fará lágrimas florescer em sua face sem você notar
- ‘Nintendo e Eu’ desperta uma nostalgia adormecida que mexe com o emocional
- Cinépolis traz segunda edição da campanha “Semana do Cinema VIP”
Em ‘Dos 3 aos 3’ acompanhamos a própria diretora Bianca Bethonico mostrando, para uma plateia via internet, como cuidou de seu filho Ravi desde os 3 meses de idade até os 03 anos de idade. Nele, podemos ver todas as técnicas que Emmi Pikler ensinou e como isso ajudou no desenvolvimento da criança, ajudando-a a ser mais independente e confiante de suas próprias decisões sem precisar o tempo todo de um adulto o protegendo.
Uma aula de como tratar uma criança
Comecei a ver esse documentário sabendo absolutamente nada sobre esse assunto. Para mim, foi simplesmente espetacular assisti-lo e observar como até mesmo uma criança pode resolver certos problemas sozinhas sem nenhuma interferência de outros. Lógico, tudo com o olhar seguro de um responsável. Certeza que essa mãe deve ter ficado com o coração na boca por muitas vezes, mas tudo fazendo parte do aprendizado.
A frase usada pela própria Emmi Pilkler faz muito sentido para a técnica e para o seguimento do documentário. Ela diz: “intervenha menos, observe mais”. Isso poderia resumir perfeitamente sobre o que é esse longa documental. Assistir a criança a aprender a andar sozinha, vê-la resolvendo problemas que o próprio terreno proporciona e vê-la subindo um móvel e descendo sozinha faz parte de tudo o que verá aqui. Até mesmo quando ela se machuca, requer uma frieza para saber se ela não vai precisar de um cuidado a mais.
Não sei há quanto tempo exatamente esse filme foi gravado, mas em determinado momento, já vemos Ravi um pouco maior. Por mais que seja pouco, é possível observar como tais técnicas fizeram efeito nele. Fica difícil explicar esse momento, mas foi justamente o que senti. Mágica da edição? Não sei, mas conseguiu me passar isso com muita nitidez.
Conclusão
Indico ‘Dos 3 aos 3’ principalmente para as mães, acredito que esse seja o grande público-alvo dessa obra. Não só a elas, mas principalmente para elas. Pediatras também serão bem-vindos para essa apreciação, ainda mais porque esse assunto rege o ofício deles. E por que não também o resto do público? Eu não sabia nada e achei impressionante tudo o que assisti aqui. Todo documentário é importante de certa forma. Mesmo que não seja um assunto de sua predileção, você ainda assim sairá um pouco mais culto.
Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso:
Trailer – ‘Dos 3 aos 3′
Ficha Técnica
Título original: Dos 3 aos 3
Direção: Bianca Bethonico
Elenco: Ravi Bethonico Linck, Bianca Bethonico, Gael Bethonico Linck e Marcelo
Onde assistir: Cinemas
Data de estreia: 04 de maio de 2023
Duração: 72 minutos
País: Brasil
Gênero: Documentário
Ano: 2023
Classificação: Livre