‘Guardiões da Galáxia Vol 3’ é uma linda declaração de amor
Fábio
Melhor filme da Marvel Studios desde Vingadores: Ultimato, ‘Guardiões da Galáxia Vol 3’ é uma verdadeira e linda declaração de amor de James Gunn. Não apenas uma declaração ao estúdio que lhe deu a oportunidade de ficar mundialmente conhecido. Mas também aos personagens que formam o grupo de anti-heróis mais divertido de todo o universo.
Não é nenhum exagero afirmar que o filme é praticamente inteiro baseado na emoção. Ela que dá a tônica durante as 2h30 de projeção, desde quando a ameaça causada por Adam Warlock (Will Poulter) coloca em risco a vida de Rocket Raccoon (Bradley Cooper) e esse perigo eminente faz com que a equipe parte em sua última jornada para salvar o pequeno guaxinim.
- ‘Ghosted’ faz rir, embora não seja memorável
- Dicas de filmes sobre a importância da liberdade de imprensa
- ‘A Morte do Demônio: A Ascensão’ é um dos melhores filmes de terror do ano
Uma aventura agridoce
O grande acerto da Marvel nessa terceira e última parte de Guardiões da Galáxia é soltar as amarras de Gunn para que ele pudesse fazer o filme que queria. Sem se comprometer com universo compartilhado ou juntar pontas com os outros filmes do estúdio. Mas é claro que eles vivem as consequências do Ultimato, principalmente pela perda de Gamora (Zoe Saldana), que abala terrivelmente o líder Peter Quill (Chris Pratt).
Sabendo que esta é sua última aventura no comando dos Guardiões, Gunn traz de volta o espírito que a Marvel tinha deixado de lado para focar em epopeias gigantescas que ditam o caminho de uma determinada “fase”, mas que no fundo não leva a lugar nenhum. Aqui é uma aventura simples, direta, engraçada, divertida e muito emocionante. Uma jornada agridoce porque sabemos que, infelizmente, é a última vez que veremos essa incrível trupe reunida.
Espaço para todos
Embora o foco do filme seja salvar a vida de Rocket e, enfim, conhecer a sua triste história, Gunn é generoso e dá espaço para cada um dos personagens brilhar em cena. Cada um dos Guardiões e seus principais coadjuvantes têm tempo suficiente em tela para encerrarem seus ciclos com o grupo e abrir as portas para novos horizontes.
Tão criticado quanto os roteiros ruins dos filmes recentes da Marvel, o famigerado CGI teve sua redenção. Não há uma cena malfeita ou com efeitos especiais tacanhos em tela. Tudo é feito com capricho, trazendo de volta o alto padrão de qualidade do estúdio que foi deixado de lado há algum tempo.
Ritmo acelerado
Com não poderia deixar de ser, o ritmo de Guardiões da Galáxia Vol 3 é bem acelerado, com pouco espaço para história complexas. Somos apresentados logo de cara ao vilão Alto Evolucionário (Chukwudi Iwuji), sua relação com Rocket, motivações e objetivos. As cenas de humor intercalam com o humor característico de Gunn e da própria trupe, só que dessa vez com uma carga emocional maior que as das duas primeiras aventuras do time. Aliás, importante ressaltar que o filme pode despertar alguns gatilhos emocionais em quem tem animal de estimação ou é simpatizante da causa animal.
Nem tudo é perfeito
Embora seja um filme divertidíssimo, visualmente lindo de se ver e encantador, Guardiões da Galáxia Vol 3 tem algumas (pequenas) falhas. Mas nada que atrapalhe a experiência do espectador. O Alto Evolucionário por vezes é caricato de mais e fica um pouco exagerado, algumas cenas de ação são intermináveis e poderiam durar menos e não deixariam o filme tão longo, e o Adam Warlock é a única e verdadeira decepção do filme. Mas não se preocupe porque esses problemas são pequenos demais perto das grandes qualidades dessa terceira e última aventura dos guardiões.
Por fim, é importante ressaltar que o sentimento agridoce não se resume apenas ao fato dessa ser a despedida da equipe. É um sentimento que a Marvel vai sentir na própria pele ao ver que finalmente um diretor conseguiu colocar novamente o estúdio no rumo certo, mas que ele também está se despedindo da empresa para assumir o controlo criativo de sua maior rival.
Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso:
https://app.orelo.cc/uA26
https://spoti.fi/3t8giu7
Trailer – Guardiões da Galáxia Vol 3
Ficha Técnica
Título original: Guardians of the Galaxy Volume 3
Direção: James Gunn
Roteiro: James Gunn, Dan Abnett, Andy Lanning
Elenco: Chris Pratt, Zoe Saldana, Dave Bautista, Vin Diesel, Bradley Cooper, Karen Gillan, Pom Klementieff, Sean Gunn, Sylvester Stallone, Will Poulter, Elizabeth Debicki
Onde assistir: somente nos cinemas
Data de estreia: 04 de maio de 2023
Duração: 150 minutos
País: Estados Unidos
Gênero: comédia, ação, aventura, ficção-científica
Ano: 2023
Classificação: 12 anos