‘O Homem Cordial’ parece despretensioso, mas toca em temas atuais e sensíveis
Demétrius Carvalho
Aurélio Sá (Paulo Miklos) é vocalista de uma banda e as coisas saem de controle durante um show de sua banda. A música de protesto inflama o público que começa a atirar objetos e exigir que a banda saia do palco. Ainda no backstage eles começam a entender que Aurélio teve um vídeo viralizado na internet onde intervém entre um suposto ladrão de celular e a morte de um policial.
Leia mais:
- Comédia nacional com boas intenções, ‘Barraco de Família’ desperdiça seu grande potencial
- ‘Ninguém é de Ninguém’ traz uma história espírita que envolve e seduz
- ‘Para’í’ é uma ótima pedida para quem aprecia festivais de cinema
Tal qual como acontece nos dias de hoje, um frame é suficiente para as pessoas julguem e tomem lado e Aurélio está do lado dos condenados pelos “cancelamentos virtuais” que corriqueiramente podem desaguar em linchamentos na vida real. Mais atual do que isso, impossível.
Aurélio apenas quer seguir sua vida, mas ela está desabando aos seus pés. Shows cancelados, hostilização pública até que ele é salvo por uma jornalista que paralelamente procura por Mateus (Felipe Kenji) um irmão de menor desaparecido e o suposto ladrão do celular que Aurélio não sabe até então.
Eles vão ao encontro de Bestía (Thaíde) para tentar elucidar a questão e o filme vai ficando mais denso tratando agora temas como racismo e violência policial. Tudo isso com a realidade dos caças-cliques de internet de hoje com gente mostrando o que gera engajamento. Independente de que mal possa ser gerado.
O desfecho
O desfecho do filme é para chacoalhar a sua cabeça. Depois do ápice de tensão de um filme que foi rodado praticamente de noite, finalmente mostra Aurélio e membros de sua banda em algum programa de televisão falando de uma receita e as futilidades dos dias. A vida deve seguir. A primeira cena durante o dia, sugerindo página virada, mas o semblante de Aurélio parece ser de um cara que se dá conta do que viveu e agora está ali em um entretenimento para o povo e talvez para si também.
Filmão que parece despretensioso, mas que toca em temas atuais e sensíveis.
Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa
Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso:
Trailer – ‘O Homem Cordial’
Ficha Técnica
Título original: O Homem Cordial
Direção: Iberê Carvalho
Roteiro:Pablo Stoll e Iberê Carvalho
Elenco:Paulo Miklos, Thaíde, Dandara de Morais, Thalles Cabral, Theo Werneck, Fernanda Rocha, Bruno Torres, Murilo Grossi, Mauro Shames, Felipe Kenji, Tamirys O’Hanna, André Deca
Onde assistir: Cinemas
Data de estreia: 11 de maio de 2023
Duração: 83 min.
País: Brasil
Gênero: Drama, Suspense
Ano: 2019
Classificação: 14 anos