‘Campeões’ é aquele tipo de filme que vai te deixar inspirado
Bruno Oliveira
Se tem um tipo de filme que considero quase unanimidade são aqueles que envolvem no enredo uma boa comédia, uma pitada de drama e esportes. Essa é uma mistura que quase sempre dá certo. Ele vai te fazer rir, se emocionar e até mesmo te ensinar coisas que dá para levar facilmente para a sua vida. ‘Campeões’ se encaixa perfeitamente em todos os quesitos e a partir de agora já o considero um dos melhores filmes “good vibe” do ano.
Leia mais:
- ‘Boogeyman: Seu Medo é Real’ é um filme simples, mas sabe exatamente onde quer chegar
- ‘Meu Vizinho Adolf’ explora o boato de que Hitler morreu na América do Sul
- ‘A Pequena Sereia’ diverte, mas fica abaixo de outros live actions da Disney
Marcus (Woody Harrelson) é um treinador de basquete que almeja a todo custo trabalhar na NBA, mas o seu jeito esquentado no banco e frio com os jogadores são um empecilho para esse sonho. Após ficar indignado por perder uma partida, bebe e bate em um carro da polícia. Para não ser preso, ele é obrigado a prestar um serviço comunitário de 90 dias sendo técnico de um time onde todos possuem deficiência intelectual. A partir disso, aprenderá coisas inimagináveis com essas pessoas que o farão se tornar uma pessoa melhor.
Um filme onde o cliché não incomoda
O seu estilo não é novidade e tudo o que verá aqui, provavelmente já viu em outra obra por aí. Ele não possui um diferencial que o faça sobressair sobre outras produções parecidas já feitas. Nem precisa, apesar desses detalhes, ele consegue se sustentar sozinho mesmo soando cliché do início ao fim. Sabemos exatamente qual caminho ele vai seguir e estamos bem com isso. É uma jornada conhecida que nos deixa em um ótimo conforto para curti-lo ao máximo.
Nós acompanhamos a jornada de um homem para melhorar como pessoa. É difícil simpatizar com nosso protagonista em seu início e aos poucos nos vemos como ele. Como uma pessoa que parece não conhecer nada do mundo onde está entrando agora, e que rapidamente consegue entender e respeitar pessoas que são muito diferentes dele. A maior lição que o longa passa é mostrar que pessoas com deficiência intelectual não são incapazes, como muitos podem pensar por aí.
O ponto alto do longa é justamente a interação do treinador com os seus novos jogadores. Ótimas piadas são feitas através dessa dinâmica e tudo é mostrado de uma forma leve e empolgante. Vê-los crescer como um time te empolga e é impossível não torcer pelo sucesso deles. Embora em seu clímax ele dê uma cortada em todo nosso êxtase, ainda assim é tirada uma poderosa lição. Afinal, quem são os campões de verdade? Aquele que ganha um troféu ou aquele que mesmo perdendo mostra coragem acima de qualquer coisa? Bem emocionante.
Conclusão
‘Campeões‘ é aquele tipo de filme que você vai ver e te deixar inspirado tendo findada a sua projeção. A emoção pode vir em alguns momentos e eu diria que é um sentimento bem normal. Ele não tenta ser ousado e nem épico, mas tudo bem. Ele nos passa conforto e felicidade na medida para nos sentirmos bem com toda a trajetória dos personagens.
Após os créditos ainda temos uma cena que resolve uma ótima história do filme. Além disso, esse longa é uma versão norte-americana da produção espanhola ‘Campeones‘ de 2018.
Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso que fala sobre Cultura Pop:
Aliás, vai comprar algo na Amazon? Apoie, então, o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link:
Trailer ‘Campeões’
Ficha Técnica
Título original: Champions
Direção: Bobby Farrelly
Roteiro: Mark Rizzo, Javier Fesser, David Marqués
Elenco: Woody Harrelson, Kaitlin Olson, Matt Cook, Ernie Hudson, Cheech Marin, Madison Tevlin, Joshua Felder, Kevin Iannucci, Ashton Gunning, Matthew Von Der Ahe, Tom Sinclair, James Day Keith, Alex Hintz, Casey Metcalfe, Brasdley Edens
Onde assistir: Cinemas
Data de estreia: 25 de maio de 2023
Duração: 124 minutos
País: Estados Unidos
Gênero: Comédia, Drama, Esportes
Ano: 2023
Classificação: 12 anos