Além do Tempo é um dos melhores dramas do ano
Bruno Oliveira
Para mim, não há coisa melhor na vida do que queimar a língua quando o assunto é filme. Recebi esse título e não estava com nenhuma vontade de assisti-lo, e não fazia ideia do que se tratava. Me preparei, sentei, respirei e simplesmente me entreguei. Nada dizia que eu estaria diante de um dos melhores dramas do ano sem nem pestanejar. Além do Tempo nos traz aquele ‘dramão’ que dá gosto de ver, que nos faz chorar e se emocionar do início ao fim.
Leia mais:
- O Portal Secreto confia mais no texto do que em efeitos especiais para contar história divertida
- A Descoberta Perfeita é mais uma obra que você já viu por aí, mas com uma roupagem diferente
- ‘Perdida’ confirma que, não importa o tempo que for, os romances têm sempre seu lugar
Lucas (Reinout Scholten van Aschat), e Johanna (Sallie Harmsen), vivem no início dos anos 1980, são um casal que se amam e que são muito felizes juntos. Uma tragédia cruzará o caminho dos dois que, infelizmente, faz com que se separem por anos. Ao se reencontrarem, trinta e cinco anos mais tarde, se deparam com o fato de que o amor entre eles ainda está profundamente enraizado e ainda muito forte. Segredos não revelados virão à tona e o destino dos dois será traçado de forma definitiva.
Drama da melhor qualidade
Qual a forma certa de se viver um luto? Cada pessoa dará uma resposta e cada uma delas viverá essa dor de uma forma diferente. Alguns se entregam completamente a dor, enquanto outras aos afazeres cotidianos como forma de não pensar na dor. Fato é que, dependendo do tamanho deste luto, a convivência acaba não sendo saudável para ambos. Esse é um dos motes principais do filme e que nos pega de jeito. Não existe certo e errado, só a forma diferente de se viver com a dor.
É isso que nos pega. As dores de nossos protagonistas são facilmente trespassadas pela tela e nos atingem em cheio. O forte uso da empatia aqui também nos deixa mal e com o coração na mão, pois queremos que esse casal que se ama tanto continue juntos. O problema é que somos meros espectadores do seu desenrolar, que piora cada vez mais com o passar do tempo. Não bastasse essa agonia, na sua parte final ficamos reféns de um segredo que nos corrói até os momentos finais.
Além de acompanharmos os protagonistas no passado, também os vemos no presente. Uma ode ao luto passado, vira motivo para um reencontro forçado entre eles. Muitos ressentimentos são colocados à prova e muitos anos separados mostram como o destino influenciou cada um deles a chegar aonde chegou. Tudo isso, embalado por um drama da melhor qualidade para dar inveja a uma novela bem escrita. Toda a dor só aumenta quando descobrimos que esta história é baseada em um fato.
Conclusão
É muito bonito chegar ao final e perceber que vi uma obra cheia de esmero e delicadeza. O cuidado com os diálogos e com a direção de atores, nos traz vida e nos deixa com pesar no coração. Tudo muito crível. Um excelente filme de drama que agradará a todos os grandes fãs do gênero. Se estiver buscando uma obra que te cative e que emocione, Além do Tempo foi feito para você. Já o destaco como um dos melhores longas do ano, lançados no Brasil.
Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso que fala sobre Cultura Pop:
Aliás, vai comprar algo na Amazon? Apoie, então, o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link:
Além do Tempo – Trailer do filme
Além do Tempo – Ficha Técnica do filme
Título original: Zee Van Tjid
Direção: Theu Boermans
Roteiro: Marieke van der Pol
Elenco: Sallie Harmsen, Reinout Scholten van Aschat, Elsie de Brauw, Gijs Scholten van Aschat, River Oosterink,
Onde assistir: Cinemas
Data de estreia: 20 de julho de 2023
Duração: 116 minutos
País: Países Baixos
Gênero: Drama
Ano: 2022
Classificação: 14 anos