The Town 2023

Parceria garante viagem confortável e segura para quem vai curtir o festival. Foto: reprodução/Via Mobilidade

The Town 2023: metrô e trens operam 24 horas durante o festival

Colaboração

O The Town 2023  contará com um serviço de transporte público especial, prometendo maior acessibilidade e segurança para os participantes. Durante os dias do evento, as linhas 4-Amarela e 5-Lilás do metrô e as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos funcionarão por 24 horas.

Essa iniciativa é em parceria entre o The Town e as concessionárias ViaQuatro, ViaMobilidade e ViaMobilidade Linhas 8 e 9, responsáveis pelas operações e manutenção dessas linhas. Com essa ação, os frequentadores poderão usufruir de um serviço expresso ou semiexpresso para chegar ao evento.

Leia mais:

No serviço expresso, os passageiros poderão embarcar nas estações Barueri, da Linha 8-Diamante, e Pinheiros, da Linha 9-Esmeralda, com passaportes de ida e volta a partir de R$ 40. Já o semiexpresso permitirá embarque em mais estações, como Barueri, Carapicuíba, Osasco, Pinheiros, Vila Olímpia, Berrini, Morumbi e Santo Amaro, com ida e volta custando R$ 15 no primeiro lote.

“Com os serviços de trens expressos e semiexpressos, a ViaMobilidade proporciona uma experiência imersiva aos fãs do The Town, que já vão entrar no clima do evento desde o trajeto. Os passageiros terão um espaço exclusivo para embarque na plataforma e estarão a bordo de um trem caracterizado para o festival. Além disso, esta é a alternativa mais rápida e sustentável para chegar ao Autódromo de Interlagos nos dias dos shows”, afirma o presidente da CCR Mobilidade, Marcio Hannas.

Para facilitar o acesso ao Autódromo de Interlagos, o desembarque ocorrerá na Estação Autódromo da Linha 9-Esmeralda, a apenas 700 metros do portão de acesso, o que corresponde a 8 minutos de caminhada até a entrada do festival. Vale ressaltar que a operação regular das Linhas 8 e 9 não será afetada, garantindo o funcionamento normal dos serviços durante o evento.

Além disso, medidas de segurança serão implementadas no entorno do Autódromo de Interlagos, com bloqueios de ruas, garantindo tranquilidade e proteção ao público em sua chegada aos portões de acesso. Com isso, a organização do evento destaca a opção mais recomendada para o público geral: a utilização dos trens para se deslocarem até o The Town 2023.

Serviço expresso

Serão trens exclusivos, com embarque no sentido de ida em horários e estações pré-determinadas e retorno conforme chegada na Estação Autódromo, também em horários pré-determinados. As passagens para os serviços especiais poderão ser adquiridas antecipadamente por meio do site Passaporte Mobilidade.

A validação das passagens será separada da validação do serviço regular, através de meios específicos, que não os bilhetes usuais (por exemplo QRCode, pulseira NFC). Os caminhos até a plataforma de embarque serão sinalizados e orientados pelos Agentes de Atendimento e Segurança das estações, especialmente treinados.

O embarque será separado dos serviços regulares, em áreas designadas nas plataformas das estações selecionadas, não interferindo no embarque dos passageiros nos serviços regulares. Os tempos de viagem serão reduzidos, dada a menor quantidade de paradas. Os veículos serão devidamente identificados para os serviços especiais.

O serviço expresso é previsto para acontecer utilizando vias das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, com estações de embarque em Barueri, da Linha 8, no município de Barueri, e Pinheiros, da Linha 9, no município de São Paulo, com desembarque na Estação Autódromo da Linha 9. Nas duas estações serão designadas áreas de pré-embarque para acomodação dos passageiros que vão ao The Town e orientação para o acesso à plataforma e ingresso nos trens especiais.

As partidas dos trens expressos da Estação Barueri e da Estação Pinheiros com destino à Estação Autódromo serão feitas com intervalo de 60 minutos. O serviço expresso será ofertado a partir das 12h e contará com, no máximo, 9 viagens de ida (previsão da viagem final de Barueri com partida às 20h).

As passagens deverão ser adquiridas antecipadamente, com horário marcado na ida, conforme oferta de serviços. Não haverá interferência na operação regular dos serviços das Linhas 8 e 9, que vão operar pelo período de 24h nos dias do evento.

Serviço semiexpresso

serviço semiexpresso será um serviço de transporte de passageiros em viagens de ida e volta em trens exclusivos, com operação restrita aos dias que acontecem o festival, pelo período das 11h30 (primeira partida) até às 4h (última partida) em trens devidamente identificados, com áreas de embarque pré-definidas e separadas do serviço regular.

As passagens deverão ser adquiridas antecipadamente, com horário marcado na ida, conforme oferta de serviços. É previsto para acontecer utilizando as Linhas 8 e 9, com estações de embarque em: Barueri, da Linha 8, no município de Barueri. Carapicuíba, da Linha 8, no município de Carapicuíba. Osasco das Linhas 8 e 9 no município de Osasco, e Pinheiros, Vila Olímpia, Berrini, Morumbi e Santo Amaro da Linha 9, no município de São Paulo, com desembarque na Estação Autódromo da Linha 9.

O serviço semiexpresso tem por objetivo dar maior permeabilidade aos serviços especiais e atender regiões estratégicas da Região Metropolitana de São Paulo, incluindo municípios de maior demanda, além de áreas de hotelaria e grande fluxo de turistas, como a região da Vila Olímpia e Av. Luis Carlos Berrini, no município de São Paulo.

As partidas dos trens do serviço semiexpresso serão feitas com 30 minutos de diferença em relação ao serviço expresso. Serão ofertadas, no máximo, 9 viagens semiexpressas a partir das 11h30 (com previsão da viagem final de Barueri com partida às 19h30).

Horário de funcionamento

O horário será das 11:30 às 19:30 e da 00:00 às 4:00. Assim, a volta para casa do The Town, os pontos de parada serão nas estações Barueri, Carapicuíba, Osasco, Pinheiros, Vila Olímpia, Berrini, Morumbi e Santo Amaro.

Além disso, será definida uma estratégia de separação de fluxos e acesso dos passageiros na Estação Autódromo da Linha 9, separando o acesso dos usuários dos serviços especiais e do serviço regular, reduzindo inclusive a pressão nos pontos de validação de bilhetes de transporte na linha de bloqueios.

Adicionalmente, será realizada uma campanha nos canais oficiais da ViaMobilidade Linhas 8 e 9 e estações do sistema para aquisição antecipada de bilhetes de transporte para o serviço regular, dada a indisponibilidade de venda de bilhetes de transporte no período entre 00h e 4h.

Integrações

A Linha 8-Diamante realiza integração com a Linha 9-Esmeralda (nas Estações Osasco e Presidente Altino). No entanto, a Linha 9-Esmeralda integra com a Linha 5-Lilás de metrô (na Estação Santo Amaro) e com a Linha 4-Amarela de metrô (na Estação Pinheiros).

Em todas as estações, serão facilitadas as conexões com serviços de táxi e transporte por aplicativos durante todo o período de funcionamento das estações, em áreas sinalizadas para embarque e desembarque, para realização dos deslocamentos de last mile dos usuários, ou seja, até o destino final.

Além disso, haverá uma rede de estacionamentos integrados (próximos às estações) para ônibus fretados, vans e automóveis, cuja reserva antecipada de vagas poderá ser feita com antecedência. A solicitação é por meio da empresa Coopark.

Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso que fala sobre Cultura Pop:

https://app.orelo.cc/uA26

https://spoti.fi/3t8giu7

Aliás, vai comprar algo na Amazon? Apoie, então, o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link:

https://amzn.to/3mj4gJa

Colaboração

Aqui você encontra textos de eventuais colaboradores e leitores do ULTRAVERSO, além das primeiras contribuições de colaboradores que hoje são fixos.
NAN